Vídeo: Segup divulga esquema de segurança para as eleições 2024, no Pará

As ações coordenadas pela Segup, reúnem todos os órgãos do sistema estadual de segurança pública (Sieds) e órgãos parceiros das esferas federal e municipal, mobilizando mais de 8,8 mil agentes de segurança pública.

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 12:29

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, Walter Resende, delegado geral da PC e o Cel. Dilson Júnior, comandante geral da PM.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, Walter Resende, delegado geral da PC e o Cel. Dilson Júnior, comandante geral da PM. Crédito: Roma News/Alexandre Alencar

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com os órgãos de segurança estaduais e municipais, apresenta em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 3, o esquema de segurança da “Operação Eleições 2024” que ocorrerá nos 144 municípios paraenses. Walter Resende, delegado geral da PC, Cel. Dilson Júnior, comandante geral da PM

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, acompanhado dos gestores das forças de segurança estaduais e municipais, as ações coordenadas pela Segup, reúnem todos os órgãos do sistema estadual de segurança pública (Sieds) e órgãos parceiros das esferas federal e municipal, mobilizando mais de 8,8 mil agentes de segurança pública.

O ciclo operacional iniciará nesta quinta-feira, 3, com o deslocamento de equipes para os municípios do interior e com o reforço de policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas eleitorais e na escolta delas para os locais de votação. Haverá ações de policiamento ostensivos nas vias, em locais de votação e apuração de votos.

A operação ainda tem como parceiros os órgãos de trânsito municipais, PF e PRF. Só na Região Metropolitana de Belém serão 6,260 agentes e 2.631 no interior do estado. Os órgãos estaduais envolvidos: PM, PC e Polícia Científica. Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Secretaria de Administração Presidiária, Grupamentos Aéreo e Fluvial, Guardas Municipais, Semob e Polícia Federal.

São 1.721 viaturas entre quatro e duas rodas, 6 aeronaves (4 helicópteros e aviões), 2 bases fluviais, 60 embarcações e 4 lanchas blindadas. As 33 unidades de Polícia Civil na RMB funcionarão no domingo, assim como as delegacias dos 139 municípios do interior.

Integração e monitoramento - Todo o trabalho é realizado de forma integrada, para assegurar maior agilidade em situações que necessitam de celeridade e uma rápida resposta diante da atribuição de cada órgão. Durante todo o período do pleito eleitoral, os órgãos também vão monitorar e alimentar o sistema estadual com dados sobre as eventuais ocorrências registradas, os quais também serão enviados para o sistema nacional, por meio do sistema Córtex.

No domingo, 6, serão ativados os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Belém, e os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCRs) em 14 Regiões Integradas de Segurança Pública, nos municípios de Castanhal, Abaetetuba, Santarém, Soure, Capanema, Paragominas, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Redenção, Tucumã, Itaituba e Parauapebas, onde estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual e Municipal, além de órgãos parceiros, entre eles, a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento de cada movimentação nos municípios em tempo real.

Serão usadas 271 câmeras de segurança pública na RMB e 172 no interior. Além dos 50 totens de segurança instalados em 9 localidades paraenses

Entre os mais de 8 mil agentes das forças de segurança que integram as ações na Região Metropolitana de Belém e no interior, estão as polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Guardas Municipais de Ananindeua e Marituba, Departamentos de Trânsito Municipais e Polícias Federal e Polícia Rodoviária Federal.