Publicado em 12 de setembro de 2024 às 09:49
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), sucederá Alexandre de Moraes como presidente da Primeira Turma do Tribunal. A eleição de Zanin foi aprovada por unanimidade, na turma na última terça-feira, 10. O grupo também é formado por Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino. O magistrado indicado à Suprema Corte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o cargo no próximo dia 29 de setembro.
Zanin devia ter sido o presidente da Turma já em 2023, seguindo o rodízio de antiguidade. Entretanto, ele decidiu passar o posto para Moraes a fim de ter tempo para organizar seu gabinete, visto que era, até então, recém-chegado ao STF. O mandato de Zanin à frente da Primeira Turma se estenderá por um ano. Ao se pronunciar sobre o tema, o ministro elogiou a atuação de seu antecessor, Moraes.
“É uma enorme satisfação, uma honra, ser eleito presidente dessa primeira turma. Um desafio enorme suceder a Vossa Excelência, que presidiu essa turma com muita competência e firmeza durante este último ano”, declarou.