Alepa sedia Encontro Regional Interlegis

A programação ocorre estrategicamente um ano antes da realização da COP30, marcada para novembro de 2025.

Publicado em 6 de novembro de 2024 às 18:57

(O encontro Interlegis na capital paraense visa à capacitação de servidores dos poderes legislativos municipais e de agentes políticos do Pará.) 
(O encontro Interlegis na capital paraense visa à capacitação de servidores dos poderes legislativos municipais e de agentes políticos do Pará.)  Crédito: Ozéas Santos Banco de imagens da Alepa

O Poder Legislativo do Pará promoveu o Encontro Regional Interlegis, em parceria com o Senado Federal. A iniciativa conjunta do presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), deputado Chicão (MDB), e do senador Jader Barbalho (MDB), apresentou ao público palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável, incluindo a abordagem da utilização de inteligência artificial na pauta ambiental, especialmente entre municípios.

O encontro Interlegis na capital paraense visa à capacitação de servidores dos poderes legislativos municipais e de agentes políticos do Pará. A programação ocorre estrategicamente um ano antes da realização da COP30, marcada para novembro de 2025. A intenção é oferecer ferramentas para a promoção da sustentabilidade no Estado e na Amazônia.

A abertura oficial contou com a presença do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB); do senador Jader Barbalho (MDB); do coordenador do Interlegis, Nilo Bairros; do procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr; e do conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA), Fernando Ribeiro. Também participaram os deputados Iran Lima (MDB), Fábio Freitas (Republicanos), Carlos Bordalo (PT), Eliel Faustino (UB), Adriano Coelho (PDT) e Coronel Neil (PL), além de diversas autoridades paraenses.

Para o presidente Chicão, realizar o Interlegis em Belém é uma forma de promover possibilidades. “Esse encontro é uma oportunidade para todos os que atuam no serviço público. Temos aqui vários vereadores que poderão aprimorar algumas discussões, como a questão climática e a inteligência artificial. Ou seja, o Encontro do Interlegis é de grande importância para o avanço do trabalho do Legislativo”, disse.

Ainda segundo o chefe da Casa de Leis, a Alepa passa a fazer parte da Rede de Sustentabilidade do Legislativo, em parceria com a Câmara Federal. “O acordo que o Poder Legislativo firmou com o Senado Federal e a Câmara Federal é muito importante e pioneiro, e disponibilizará informações e oficinas a todos os legislativos paraenses. A Assembleia Legislativa do Pará se torna a primeira do Brasil a aderir a esta rede de inovação e sustentabilidade. É um momento muito significativo para o Poder Legislativo”, declarou.

O senador Jader Barbalho abriu os trabalhos, declarando aberto, oficialmente, o Encontro Interlegis. “Quero registrar a minha alegria em ter participado da abertura desse Encontro. O Poder Legislativo, graças ao presidente Chicão, acaba de fazer algo que será fundamental para a modernização do Poder Legislativo estadual. A integração à Rede de Sustentabilidade do Legislativo é um passo grandioso para o Pará. O que o Legislativo Paraense faz é em favor da sociedade. Todos estão de parabéns pelo convênio com o lnterlegis, em especial a Alepa”, destacou.