Lula deve vir para inauguração do novo Mercado de São Brás
-
Link copiado
A Prefeitura de Belém instalou um gabinete de crise para enfrentar o sinistro na ilha de Mosqueiro, que já é considerado um incêndio florestal e não mais focos de incêndio. O combate às chamas é realizado pelo Corpo de Bombeiros, que é a força de segurança competente para lidar com o caso. A Prefeitura reforça o enfrentamento com a cessão de duas pás mecânicas e de dois carros-pipa com capacidade de 12 mil litros cada, além de gerar o alerta para o atendimento de saúde no Hospital de Mosqueiro para possíveis casos de pacientes prejudicados pela fumaça.
O fogo já atingiu uma casa na comunidade 19 de abril, totalmente destruída, e ameaça alcançar mais residências na comunidade Nova Esperança, situada na área rural da PA-391, próximo ao pórtico de entrada do distrito.
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin será agraciado com o título Honoris Causa concedido pelo Conselho Universitário da Universidade da Amazônia (Unama). A solenidade de entrega da honraria será no dia 11 de novembro, às 10h, no auditório David Mufarrej, da Unama Alcindo Cacela. O ministro é professor de titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, professor da PUC-PR e da Uniceub, além de advogado com atuação em consultoria de Direito Privado, sendo ainda Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e Pós-Doutorado pelo Ministério das Relações Exteriores no Canadá.
A Ampla Amazônia Plataforma de Lideranças realiza nesta quinta-feira, 7, às 19h, no restaurante Manjar das Garças, na Rua Carneiro da Rocha s/n, Cidade Velha, a cerimônia de entrega do I Prêmio Ampla de Jornalismo. O evento premiará jornalistas que se destacaram na produção de conteúdos sobre o desenvolvimento regional amazônico.
O empresário Isan Anijar, vice-presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), diretor da Marmobraz, foi eleito Personalidade de Marketing do Estado do Pará. Isan, ao lado do irmão Iran Anijar e da filha Meg Anijar, comanda a Marmobraz, uma das maiores empresas do Brasil em Design, Decoração e Comunicação Visual de ambientes. A premiação foi obtida com o case “Marmobraz Experience”. A eleição aconteceu se deu pelo voto dos diretores e associados da Associação de Dirigentes de Vendas do Pará (ADVB-PA).
“É gratificante o reconhecimento, considerando as exigências do mercado. A Marmobraz cresce o tempo todo em entregas de produtos e serviços, atendimento por parte das colaboradoras e colaboradores, gestão de relacionamento com mercado, empresas parceiras e inovação em design e personalização visual”, observa Isan Anijar, diretor da Marmobraz.
A solenidade de premiação acontecerá no dia 10 de dezembro, na casa de recepções Fábrica 242, em Belém.
Especialistas nacionais e internacionais de mais de 25 organizações de telecomunicações estarão reunidos no seminário “Internet Summit: Conectividade e Inclusão para o Futuro Digital”, em painéis sobre a infraestrutura digital brasileira, com foco na transformação e inclusão. Promovido pela Aliança pela Internet Aberta (AIA), o evento será na próxima quarta-feira, 13, no Brasília Palace Hotel, em Brasília, com a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
Desde a última sexta-feira, 1º, até este domingo, 3, cerca de 85 mil pessoas visitaram seus entes queridos nos dois cemitérios públicos administrados pela Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb): Santa Izabel, no bairro do Guamá, e São Jorge, na Marambaia. A celebração foi pelo Dia de Finados, no dia 2 de novembro, que este ano caiu no sábado. No cemitério Santa Izabel há 50 mil sepulturas e no São Jorge, 25 mil.
As para o III Seminário de Pré-evento da SBPJor 2024 foram prorrogadas até este domingo, 03/11. O evento é gratuito e discutirá os desafios do jornalismo frente à desinformação e à crise ambiental. Com o tema “Do déficit ambiental ao déficit democrático”, o seminário reunirá jornalistas, pesquisadores e ativistas para discutir desinformação, plataformização, IA, algoritmos, crise climática, negacionismo, violência contra jornalistas, qualidade no jornalismo e educação midiática, entre outros. Ao todo, serão cinco mesas realizadas durante todo o dia. O evento contará com a presença da Prof. Dra. Elaide Martins como mediadora de debates em algumas mesas. Acesse o link para se inscrever: https://www.even3.com.br/pre-evento-sbpjor-503404/
A capital Belém e os municípios de Belterra e Tucuruí, no Pará, serão contemplados com a construção de 988 novas moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O investimento do Ministério das Cidades, feito por meio do Fundo de Arrendamento Residencial, é de R$ 154,2 milhões. A informação foi publicada em uma portaria da edição do Diário Oficial da União assinada pelo ministro Jader Filho. Em Belém, 744 novas moradias serão construídas em três conjuntos habitacionais: Viver Caratateua I, Viver Caratateua II e Viver Caratateua III, localizados no bairro Itaiteua, Distrito do Outeiro.
O Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA) divulgou nota manifestando sua posição em relação ao recente vídeo divulgado pela médica Lana Almeida, no qual afirma que o câncer de mama não existe, contraindica a realização de mamografias e desafia as evidências científicas estabelecidas sobre o câncer de mama. O Sindicato reafirma que o câncer de mama é uma condição de saúde séria e amplamente reconhecida, responsável por um número significativo de mortes entre mulheres. “A prevenção e o diagnóstico precoce, especialmente através da mamografia, são estratégias fundamentais e baseadas em evidências para a redução da mortalidade e tratamento mais eficaz da doença”, conclui a nota.
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) foi um dos 48 órgãos do Judiciário brasileiro a receber o Selo Linguagem Simples 2024, uma certificação inédita concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esta premiação tem o objetivo de reconhecer o empenho dos Tribunais em adotar uma linguagem mais clara e acessível em suas comunicações social e institucional, especialmente em suas decisões judiciais. O intuito é que essas informações sejam compreensíveis para toda a população, promovendo maior transparência e inclusão no acesso à Justiça.
No caso da seca histórica na Amazônia, o ministro das Cidades discutiu medidas de assistência que tiveram que ser adotadas pelo governo federal, como a antecipação do Bolsa Família e os investimentos voltados para o abastecimento de água, alimentos e combustível- algumas das alternativas encontradas para evitar que a crise escalasse ainda mais no Estado do Pará. A recuperação de municípios em situação de pós-desastre também foi tema de destaque. A adaptação das normativas do Minha Casa, Minha Vida para atender às pessoas que perderam seus lares nas enchentes do Rio Grande do Sul é um dos exemplos de como isso pode ser feito com sucesso.
O ministro das Cidades, Jader Filho, participou de reunião do G20 Brasil, Redução de Desastres, realizada em Belém nos dias 30 e 31 de outubro até esta quinta-feira, 1, em conjunto com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, uma vez que ambos têm planejado diversas ações para todo o Brasil. O evento abordou questões críticas relacionadas à gestão de crises e catástrofes em escala global. O G20 desempenha papel crucial na promoção da resiliência e mitigação de riscos nos países membros. No Brasil, o foco é acelerar a prevenção. De acordo com Jader Filho, os municípios que passarem por situações de risco serão atendidos o mais rápido possível pelo orçamento de aproximadamente R$ 17 bilhões disponibilizado pelo Novo PAC.
Leonardo Pinheiro foi empossado como presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Pará (FACIAPA) em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 30, em Belém. Em seu discurso de posse, Pinheiro destacou a honra e a responsabilidade de liderar a entidade, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico do estado e com os interesses do empresariado paraense.
“É uma honra pessoal, mas, sobretudo, um compromisso com o progresso do Pará e com o fortalecimento do setor empresarial local. Agradeço a confiança de todos que me apoiaram e reafirmo meu empenho em promover avanços significativos para nossa economia e sociedade”, declarou o novo presidente.
Sob sua gestão, Pinheiro projeta impulsionar iniciativas que visem a construção de um Pará mais próspero e inovador, buscando parcerias e ações que consolidem a competitividade e o desenvolvimento sustentável da região.
Com a confirmação da CBF de que a Seleção Brasileira vai treinar em Belém, no estádio do Mangueirão, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, bastidores dão conta de que a Canarinho pode realizar um jogo-treino na capital paraense. A estadia do Brasil em Belém é em preparação para o confronto contra a Venezuela pelas Eliminatórias, marcado para o dia 14 de novembro. Pelo menos um treino deve ser aberto ao público. Já o jogo-treino ainda terá adversário a ser definido pela CBF também com portões abertos para torcida. Confirmada mesmo só a ausência de Neymar, que entrou em acordo com a entidade e só será convocado em 2025.
Na próxima terça-feira, 5, o Paysandu Sport Club elege o novo presidente para o próximo biênio. No pleito, o candidato da situação, Roger Aguilera, de chapa homônima, e atual vice do Papão, pretende dar seguimento ao trabalho feito por Maurício Ettinger. Na oposição, Felipe Fernandes, da chapa "Payxão e Mudança", quer trazer de volta os tempos de glória do clube bicolor, onde o "Papão da Curuzu era respeitado no Brasil", com palavras do candidato em entrevista a uma rádio local. Aguilera tem como vices Diego Moura e Márcio Tuma, enquanto Felipe compõe a chapa com Coronel Bastos e José Prado.
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) cresceu 1,4 ponto na passagem de setembro para outubro, na série com ajuste sazonal, para 95,2 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira, 30. Em médias móveis trimestrais, o ICS teve alta de 0,3 ponto.
"O resultado de outubro da confiança de serviços é consequência da melhora espalhada entre os segmentos do setor. Pela primeira vez no ano nota-se melhora tanto na situação presente como nas expectativas futuras dos empresários. Após início de ano morno, a atividade do setor parece estar aquecendo e vê a demanda futura com bons olhos no fim do ano", avaliou Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Pelas ruas não se viu a mesma campanha intensa que ocorreu no primeiro turno da eleição. Na própria rodovia BR-316, no sentido Belém, apesar do desvios por conta das obras do BRT, o trânsito fluía rapidamente, sem nenhum atropelo, na manhã deste domingo de eleições na capital paraense. Já no final da manhã era grande o movimento de veículos rumo à ilha de Mosqueiro. Muitos eleitores resolveram votar logo cedo e aproveitar o resto do dia na praia, emendando com o meio feriado do Recírio, nesta segunda-feira.
O segundo turno das eleições foi tranquilo na maioria das seções eleitorais de Belém. Com o tempo de votação menor, as filas que se formaram iam rapidamente se dissipando, sob a orientação dos mesários. Na Escola Mário Carneiro, no bairro da Sacramenta, a expectativa era de que a votação fosse ainda mais rápida pela tarde. No primeiro turno, 87 eleitores deixaram de votar, mas muitos dos faltosos resolveram votar no segundo turno, por isso talvez a rapidez não tenha sido a esperada inicialmente. No geral, ao longo do dia, a votação ocorreu sem nenhum problema.
A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), abriu inscrições para o Edital de Multilinguagens, voltado para a seleção de projetos culturais em diversos segmentos artísticos. Além deste, até a próxima semana também serão lançados mais dois editais voltados a mestres e mestras da Cultura e mais um sobre Pontos de Cultura, da Política Cultura Viva. Os editais fazem parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e tem como objetivo apoiar manifestações culturais no município.