Alunos paraenses ganham concurso com projetos sustentáveis em Mostra de Ciência e Tecnologia em Belém

Os alunos das escolas Nestor Nonato e Abel Martins da rede municipal de ensino de Belém, foram vencedores com projeto de cadeira de rodas sustentável na Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) ocorrido este mês na capital paraense. O evento tem reconhecimento internacional no âmbito de inovação e...

Publicado em 29 de novembro de 2023 às 16:27

Os alunos das escolas Nestor Nonato e Abel Martins da rede municipal de ensino de Belém, foram vencedores com projeto de cadeira de rodas sustentável na Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) ocorrido este mês na capital paraense. O evento tem reconhecimento internacional no âmbito de inovação e sustentabilidade na educação.

Os projeto em robótica 'Cadeira de rodas sustentável: uma experiência entre robótica e educação ambiental' da escola Nestor Nonato ganhou em primeiro lugar na categoria de Engenharia do ensino fundamental. Já o projeto da escola Abel Martins no Mosqueiro ficou com o terceiro lugar, na mesma categoria, com o projeto 'Robótica sustentável na escola Abel Martins: reutilizar, produzir e aprender'.

As conquistas com os projetos apresentados na MCTIA integram o programa de robótica sustentável, desenvolvido nas salas de informática das escolas municipais pela Prefeitura de Belém, por meio do Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional (Cetec), vinculado à Secretaria de Educação (Semec).

Cadeira de rodas

A cadeira de rodas sustentável foi idealizada pelos próprios alunos da escola Nestor Nonato, após perceberem na comunidade escolar, do bairro do Jurunas, a dificuldade de locomoção enfrentada pelos cadeirantes.

O projeto é um protótipo feito com materiais reciclados como: fitas de garrafas pet, baterias de notebook usadas, materiais eletrônicos de sucatas e a estrutura toda feita com biomateriais, como bambu e miriti. Para dar autonomia ao usuário, foi acoplado um celular no capacete, que faz a cadeira andar de acordo com o movimento da cabeça.

A professora da sala de informática da escola Marizete Braga e os técnicos pedagógicos do Cetec, Rafael Herdy e Thiago Miranda, perceberam o potencial do projeto e deram todo o apoio técnico e pedagógico aos alunos.

A equipe de robótica da escola Nestor Nonato é bicampeã nessa categoria na MCTIA. Ano passado a equipe conquistou o primeiro lugar com o Veículo Sustentável: 'Nonatinho'.

'Desenvolver uma cadeira de rodas sustentável foi algo muito incrível, além de ser aluna da educação inclusiva, é importante conscientizar as pessoas sobre a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. É sempre bom e interessante tornar o mundo melhor para todas as pessoas', disse a aluna do 7º ano Lanna Evelyn dos Santos Siqueira, de 13 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista.

Além das conquistas locais, a Escola Municipal Nestor Nonato também obteve reconhecimento nacional, conquistando duas credenciais para apresentar o projeto em eventos de ciência e tecnologia em 2024. A primeira credencial foi destinada à Feira de Ciências do Rio Grande do Norte, em Mossoróm, e a segunda credencial permitirá a participação na Feira Mineira de Iniciação Científica em Mateus Leme, em Minas Gerais.

Robótica sustentável

Estreante no MCTIA, que neste ano de 2023 ocorreu de terça-feira, 21, a quinta-feira, 23, no Shopping Metrópole Ananindeua, a escola Abel Martins, localizada na ilha de Mosqueiro, iniciou a conquista do terceiro lugar. Na categoria de Engenharia do ensino fundamental, o projeto Robótica Sustentável na Escola Abel Martins, 'Reutilizar, Produzir e Aprender surgiu da necessidade de sensibilizar a comunidade da ilha sobre o reaproveitamento do lixo', despertou a curiosidade durante o evento.

Idealizado pelo professor da sala de informática da escola Augusto Cesar, com o apoio do técnico da CETEC, Lennon Martins Pereira, o projeto foi aplicado em todas as turmas da escola, do fundamental até as turmas de educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Utilizando garrafa pet, papelão, caixas de sapatos e sucata eletrônica, os alunos produziram vários protótipos, inclusive os carros robôs que deram para a escola o primeiro lugar na competição de futebol com carros robôs na I Mostra de Inovação e Tecnologia da Educação (Mite), realizada pela Prefeitura de Belém.

'Todo mundo na escola está radiante com essa vitória. Fazer a estreia em um concurso de tamanha importância e ganhando, mostra que estamos no caminho certo', comentou o professor César.