Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 23:33
Atuação conjunta na aplicação e fortalecimento das políticas ambientais entre o governo do Pará e os municípios foi debatido durante o 1° dia do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática (FPMAC), evento que reúne órgãos do poder público municipal, estadual e federal, instituições privadas e entidades do terceiro setor. Promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), um dos pontos de destaque foi o avanço na questão ambiental nos municípios paraenses.
O painel “Experiências Municipais: Políticas relacionadas a mudanças climáticas - avanços e desafio” contou com a mediação de Edivan Carvalho, coordenador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), bem como, com o secretário municipal de meio ambiente de Abaetetuba, Raphael Sereni; a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba, Renata Pamplona; e por Sérgio Brazão, coordenador do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Belém.
Em sua apresentação, Sérgio Brasão aproveitou para expor a importância do recém lançado Plano de Ação Climática de Belém, desenvolvido pela Prefeitura de Belém e pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), casando com os objetivos principais para a promoção do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática.
Como parte da programação do fórum, foi realizada reunião do Comitê Executivo do Fórum Paraense de Mudança e Adaptação Climática, presidida pelo presidente da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará, Ronaldo Amanayé.
O FPMAC segue nesta sexta-feira, 13 de dezembro, no Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Semas, na Travessa Lomas Valentinas nº 2.100, no bairro do Marco, em Belém, de 9h às 17h. Inscrições gratuitas no local do evento.
Fonte: Agência Pará