Belém ganha mural pintado com tintas feitas das cinzas de incêndios florestais que atingem o país

Ação acontece a pouco mais de um ano da cidade sediar a Conferência das Nações Unidas, sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30

Publicado em 16 de setembro de 2024 às 16:17

Desenhos feitos com cinzas homenageiam os brigadistas que atuam no combate ao fogo.
Desenhos feitos com cinzas homenageiam os brigadistas que atuam no combate ao fogo. Crédito: Foto: Divulgação.

A cidade de Belém, que se prepara para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, ganha a partir desta terça-feira, 17, uma empena pintada com tintas feitas de cinzas de queimadas de florestas brasileiras.  A cidade é a quarta a receber o Festival Paredes Vivas- Edição Cinzas da Floresta, uma iniciativa cultural e educativa que tem como objetivo incentivar a conscientização socioambiental, tendo a arte urbana como principal ferramenta, a partir da pintura de empenas de prédios em cidades do Brasil. As obras são uma homenagem aos brigadistas  florestais, que realizam um trabalho fundamental contra o fogo e pela preservação ambiental.

O Festival Paredes Vivas- Edição Cinzas da Floresta é uma iniciativa da Parede Viva, com apoio da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV) e Mina Cultura. O patrocínio é da Yelum Seguradora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

O evento já passou por Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO), Depois de Belém, segue para São Paulo (SP).

Programação

A pintura da empena em Belém é da artista local Isa Muria e segue até 21 de setembro (sábado). A obra será realizada num prédio de moradia popular, o Residencial José Homobono I (Rodovia Augusto Montenegro, 6378), no Parque Guajará.

Além das pinturas, em todas as cidades são realizadas também oficinas com atividades de arte e educação, direcionadas a alunos de escolas públicas do entorno das empenas com a articulação de artistas locais para a realização de murais colaborativos. A oficina acontece em três etapas: exibição do filme "Cinzas da Floresta", seguida de debate e oficina de pintura com as cinzas no mural da escola; visita à empena pelos alunos participantes; e avaliação das atividades.

Em Belém, a atividade acontece na escola EEEFM Cidade de Emaús (R. São Clemente, 802 Benguí), com Marcelo Bokão, oficineiro que guiará as aulas para as crianças, e IST EGO, artista responsável pela pintura do mural na escola.

Confira a agenda:

17/9: projeção e pintura base para a empena;----

18 a21/9: pintura da empena;

19 a21/9: pintura do mural na escola;

20/9: exibição do filme + oficina na escola;

23/9: visita dos alunos à empena

Mural em Campo Grande-MS homenageou a brigadista "Dona Maria".
Mural em Campo Grande-MS homenageou a brigadista "Dona Maria". Crédito: Foto: divulgação.