Belém recebe reunião dos ministros do Turismo do G20 com foco na sustentabilidade

Encontro acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro. No período, a capital paraense sediará também o 4º encontro dos técnicos do GT de Turismo do grupo, além de fóruns internacionais da ONU Turismo e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Publicado em 17 de setembro de 2024 às 15:06

Encontro vai debater propostas para estimular o turismo sustentável.
Encontro vai debater propostas para estimular o turismo sustentável. Crédito: Foto: Raphael Luz/Ag. Pará

O Ministério do Turismo realiza, na capital paraense, a reunião de ministros do Turismo do G20, grupo das 20 maiores economias mundiais, no dia 21 de setembro. O encontro será presidido pelo ministro Celso Sabino e contará com a presença dos líderes do setor de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, Turquia, entre outros. Nas pautas a serem debatidas, a aprovação de propostas para o desenvolvimento do turismo sustentável, que será entregue na reunião da Cúpula de Líderes, em novembro, no Rio de Janeiro.

Antecedendo a reunião de ministros, o dia 19 de setembro será dedicado ao 4º encontro dos técnicos do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, com especialistas e representantes dos países responsáveis por finalizar as discussões sobre qualificação profissional, fortalecimento das instituições multilaterais e ampliação do financiamento internacional projetos do setor.

Paralelamente, a cidade também sediará fóruns internacionais organizados pela ONU Turismo e pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), proporcionando um espaço de debate e colaboração sobre os desafios e oportunidades no mercado turístico global.

Os três dias prometem atrair a atenção de líderes e especialistas do turismo, reforçando a importância de Belém como um destino relevante no cenário internacional, no ano que antecede a realização da Cop30.

Turismo Sustentável

O turismo sustentável busca promover uma forma de turismo que seja ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa. O objetivo principal é minimizar os impactos negativos das atividades turísticas e maximizar os benefícios para as comunidades locais e o meio ambiente. 

É uma prática que busca criar um equilíbrio entre a experiência turística, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico e social, garantindo que as necessidades das gerações presentes não comprometam a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades.

Com informações do Ministério do Turismo