Belém sedia o maior debate sobre pesca e aquicultura sustentável da Amazônia

Evento reúne especialistas nacionais e internacionais de 23 a 25 de abril no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia.

Publicado em 16 de abril de 2025 às 11:58

Belém se transformará em palco das maiores discussões sobre o futuro sustentável da pesca e aquicultura amazônicas.
Belém se transformará em palco das maiores discussões sobre o futuro sustentável da pesca e aquicultura amazônicas. Crédito: Agência Pará

De 23 a 25 de abril, Belém do Pará se transformará em palco das maiores discussões sobre o futuro sustentável da pesca e aquicultura amazônicas durante o II IFC Amazônia. Com uma programação robusta e com a correalização do XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP), o evento traz palestras, painéis técnicos e oportunidades de negócios para fortalecer a cadeia produtiva do pescado com foco em inovação, mercado e preservação.

Dia 23 de abril – programação geral (IFC Amazônia CONBEP)

Tema Central: "Produção de Pescado para uma Amazônia Sustentável"

O primeiro dia do evento abre com uma análise das tendências globais do mercado de pescado, apresentada por Audun Lem, diretor adjunto da FAO, e Alexandre Turra, coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. Em seguida, especialistas como Manoel Xavier (Embrapa), Lucas Shen (Amazon Norte) e Armando Correa (Bio Pescados) debatem mercado e a criação de uma marca para o pescado amazônico, destacando estratégias para valorizar a produção regional.

Às 11h, o tema COP30 entra em pauta com um painel que inclui representantes da Presidência da COP30, BNDES e o Ministério da Pesca e Aquicultura, discutindo como o setor pode protagonizar temas relevantes na agenda climática global.

No período da tarde, Wagner Valenti (UNESP) e o Sebrae Nacional exploram as oportunidades da bioeconomia e biotecnologia para a pesca e aquicultura, enquanto Nathan Oliveira (UFJF) e Bruce Forsberg (INPA) apresentam modelos pioneiros de crédito de carbono aplicáveis a comunidades pesqueiras. O dia encerra com um debate sobre políticas públicas, reunindo secretários de pesca do Pará, Tocantins, Rondônia e Ceará e a cerimônia de abertura oficial, seguida pelo "Kaitai do Pirarucu Sustentável", uma Cozinha Show que celebra a gastronomia amazônica.

Às 20h, a Embrapa promove o Lançamento Hub Peixes – Plataforma de conteúdo digital para extensionistas rurais.O Hub Peixes é uma plataforma digital inovadora voltada para a sistematização e disponibilização de tecnologias e conhecimentos sobre a cadeia de valor da aquicultura, com foco no fortalecimento da piscicultura familiar.

Dia 24 de abril - Simpósio Internacional de Aquicultura

Foco em inovação e produção sustentável

No dia 24, o simpósio abre com Petterson Vale apresentando o primeiro mapeamento georreferenciado completo da piscicultura amazônica, seguido por debates sobre sustentabilidade com Anderson Alves e Janaina Kimpara (Embrapa Digital), que abordarão indicadores de rastreabilidade. A nutrição de peixes terá destaque com Sérgio Malavasi (Rações Supra) e Renato de Almeida (IMEVE) discutindo probióticos, enquanto Fernando Kubitza (Acqua Imagem) e Manoel Braz falarão sobre qualidade da água.

À tarde, temas como sanidade, nutrição e manejo reprodutivo do tambaqui são explorados por especialistas como Fabíola Fogaça da Embrapa, Henrique Figueiredo da UFMG, Gustavo Soares (De Heus). Paralelamente, ocorre o Summit COP30, onde entidades do setor se reúnem para elaborar a Carta de Belém, documento que definirá as contribuições da pesca e aquicultura para a Conferência do Clima.

Já no dia 25, os avanços tecnológicos dominam a programação: Lucas Torati (Embrapa) apresenta novas técnicas de reprodução do pirarucu, Flávia Tavares e Fernanda Almeida da Embrapa tratam do melhoramento genético do Tambaqui, Alexandre Caetano (Embrapa) demonstra a plataforma aquaPLUS e João Bordignon (Trevisan) explora aplicações de inteligência artificial na aquicultura. O encerramento discute certificações com Yuri Jaruche (CDIAL) e o potencial da piscicultura marinha com Fábio Sterzelecki.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESCA

Dias 24 e 25 de abril - Foco em sustentabilidade e comunidades

No dia 24, o Ministério da Pesca, Ministério do Meio Ambiente e entidades do setor debatem o desenvolvimento da atividade, e na sequência, e na sequência, ordenamento pesqueiro e estatística. À tarde, Bruce Forsberg (INPA) analisa impactos climáticos na pesca, e Maíra Cardoso (FIPERJ) lança manual de boas práticas para embarcações.

No dia 25, a gestão comunitária é destaque: Rodolpho Bastos (SEMAS-PA) e Ana Alice Britto (Carauari/AM) mostram resultados de acordos de pesca, enquanto Cintia Miyaji (Paiche Consultoria) revela como a pesca sustentável do pirarucu gera renda. O evento se encerra com Eduardo Monteiro explorando o potencial econômico da pesca esportiva na região.

Realização, patrocínio e apoio

A 2ª edição do IFC Amazônia é realizada simultaneamente com o CONBEP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca). A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação) é co-realizadora do evento. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca); Banco da Amazônia, Banpará (Banco do Estado do Pará), Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

O IFC Amazônia é realizado ainda com o apoio institucional da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

IFC Amazônia 2025

Data: 23 a 25 de abril de 2024

Local: Belém do Pará

Evento: 6º Encontro Mulheres das Águas

Tema: Economia Sustentável e Empreendedorismo Feminino na Aquicultura e Pesca

Horário: 24 de abril, às 15h

Local: Palco Arena das Águas na Fish Expo (Feira de Negócios)