Brasil pode perder Pantanal até o fim do século, afirma ministra

Marina Silva avaliou que o governo vive um “paradoxo” com investimento em medidas de combate ao incêndio e em empreendimentos que são “altamente retroalimentadores do fogo”.

Publicado em 4 de setembro de 2024 às 23:36

Pantanal em chamas.
Pantanal em chamas. Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, disse nesta quarta-feira, 4, que o Brasil pode perder o Pantanal por completo, até o fim deste século, se o mundo não for capaz de conter o aquecimento global.

A ministra participou de uma sessão da Comissão de Meio Ambiente do Senado para falar sobre as queimadas e a estiagem prolongada que atinge a maior parte do país, com prejuízo maior ao Pantanal e à Amazônia.

Segundo os pesquisadores, se continuar o mesmo fenômeno em relação ao Pantanal, o diagnóstico é de que poderemos perder o Pantanal até o final do século. Isso tem um nome: baixa precipitação, alto processo de evapotranspiração, não conseguindo alcançar a cota de cheia, nem dos rios nem da planície alagada

Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente

Marina Silva defendeu também que o Congresso crie um marco regulatório de emergência climática, que exclua da meta fiscal do governo federal os recursos gastos nessas condições.

Nós temos condições de fazer esse enfrentamento com os meios que dispomos? Vamos ter que ampliar cada vez mais o nosso esforço. Ao mesmo tempo somos cobrados que tenha-se medidas para fazer medidas de combate ao fogo e, ao mesmo tempo, somos cobrados para que se faça investimentos que são altamente retroalimentadores do fogo.

Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente

Fonte: g1