Com interligação subaquática, Equatorial Pará expande rede que levará energia de qualidade para Cotijuba

Investimento faz parte do projeto Conexão Cotijuba, que ligará a Ilha de Cotijuba ao Sistema Interligado Nacional, ampliando e melhorando a disponibilidade de energia elétrica na região Na manhã desta quinta-feira,19, a Equatorial Pará realizou um evento onde ocorreu a instalação da nova fase do projeto Conexão...

Publicado em 19 de outubro de 2023 às 15:18

Investimento faz parte do projeto Conexão Cotijuba, que ligará a Ilha de Cotijuba ao Sistema Interligado Nacional, ampliando e melhorando a disponibilidade de energia elétrica na região

Na manhã desta quinta-feira,19, a Equatorial Pará realizou um evento onde ocorreu a instalação da nova fase do projeto Conexão Cotijuba, que conectará a Ilha de Cotijuba ao Sistema Interligado Nacional (SIN), trazendo para a região uma rede de energia com mais qualidade, estabilidade e maior capacidade de atendimento da região.

Nesta fase a empresa fez a travessia subaquática de 5,2km de cabos para a distribuição de energia, saindo do distrito de Icoaraci (parte continental de Belém) até a Ilha de Jutuba, que está localizada no meio do caminho até Cotijuba.

. Crédito: Foto: Monique Leão.

O projeto de conexão de Cotijuba tem um investimento total de R$61,4 milhões e a etapa realizada agora teve um investimento de R$42 milhões.

Segundo o gerente de relações institucionais da Equatorial Pará, Mauro Chaves, essa obra é de extrema importância para os moradores da Ilha de Cotijuba. ' A população terá uma energia de maior confiabilidade, qualidade e segurança. Hoje a distribuição é feita através de uma usina termoelétrica a diesel e essas usinas tem uma determinada limitação. Com isso certamente novos empreendimentos poderão de instalar na Ilha, gerando renda', explica.

Outro ponto tocado por Mauro são os benefícios ao meio ambiente. ' Com a desativação da usina, nós deixaremos consumir aproximadamente 1,740 milhão de litros de óleo diesel por ano. O que para o meio ambiente é muito bom. E isso obviamente se enquadra nos esforços que serão empreendidos para a realização da COP30, que ocorrerá agora em 2025 em Belém', ressalta.

Comunidade

Durante o evento estiveram presentes representantes da comunidade local, como a coordenadora do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (mmiB) , Marcia Oliveira, que também comentou a importância do projeto para os moradores das Ilhas. 'Pra gente é uma parceria para que melhore, que tenha uma energia de boa qualidade, principalmente para nós que auxiliamos e trabalhamos na parte do turismo comunitário, com artesanatos. E vem pra fortalecer essa corrente do turismo, na realidade, com uma energia de boa qualidade', destaca.

Após esta etapa da interligação subaquática entre Icoaraci e Jutuba, a próxima fase será a construção de 6,5 km de rede área ligando a Ilha de Jutuba e a Ilha de Cotijuba. O projeto completo tem previsão de ser entregue em 2024 à população.

. Crédito: Foto: Monique Leão.