COP30 será em Belém, garante Lula: 'do jeito que for'

Após especulações disseminadas por alguns veículos de comunicação nacional de que o evento poderia mudar de sede, Lula foi enfático ao afirmar que a COP30 será em Belém.

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 16:29

De acordo com informações do governo federal, Lula deve partir de Macapá (AP) às 13h10 e deve chegar na base aérea de Belém às 14h.
De acordo com informações do governo federal, Lula deve partir de Macapá (AP) às 13h10 e deve chegar na base aérea de Belém às 14h. Crédito: Divulgação/Governo Federal

Em novembro deste ano, o estado do Pará, mais precisamente a capital, Belém, será definitivamente, por duas semanas, a sede oficial da Conferência da Organização das Nações Unidas – ONU sobre mudanças climáticas (COP30), e não há o que se discutir. Foi o que ficou claro nas declarações do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda na cidade, quinta (13) e sexta-feira (14).

Após especulações disseminadas por alguns veículos de comunicação nacional de que o evento poderia mudar de sede, Lula foi enfático ao afirmar que a COP30 será em Belém e que, inclusive, a capital vai receber, também, discussões da Cúpula dos Chefes de Estado, encontro oficial de líderes mundiais.

Ontem (13), durante seu discurso, em uma programação realizada em Outeiro, distrito da capital, Lula voltou a justificar a escolha de Belém como sede da conferência.

“Porque que vou fazer em São Paulo, se o mundo todo fala da Amazônia? Desde os anos 80, eu viajava o mundo inteiro, e já se falava olha, a Amazônia é o pulmão do mundo”, declarou o presidente.

Lula ainda afirmou que pretende “fazer a COP que ninguém nunca mais vai esquecer”, mas disse que não vai “enfeitar” a sede do evento. “Eu não vou enfeitar, eu não vou tirar pobre da rua, eu não vou fazer o que não é possível fazer. Eu quero que eles vejam a nossa Belém do jeito que ela é”, disse o petista.

O Governo Federal tem intensificado os preparativos para receber mais de 60 mil pessoas, entre chefes de Estado, diplomatas, empresários, investidores, ativistas e delegações dos 193 países membros. O investimento do Governo Federal para os preparativos do evento é de cerca de R$ 4,7 bilhões, entre recursos do Orçamento Geral da União, do BNDES e de Itaipu.

Hotéis

Entre os principais focos de investimento estão a infraestrutura urbana, transporte, acomodações, segurança e sustentabilidade, todos essenciais para garantir que o evento ocorra de forma eficiente e segura. As acomodações são outro ponto crucial nos preparativos. O Governo Federal já destinou R$ 100 milhões, por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), para melhorias na qualidade de hotéis e serviços de turismo. Estão sendo construídos novos hotéis, além da reforma e modernização das instalações já existentes, por meio da cessão de terreno na área portuária de Belém e a cessão do antigo prédio da Receita Federal.

A COP30 será realizada em Belém durante os dias 10 a 21 de novembro de 2025.