Dança Carajás Festival vai plantar 600 mudas em Parauapebas, no Pará

O Dança Carajás Festival vai plantar 600 mudas de árvores em Parauapebas, no sudeste paraense. Essa é a primeira vez que um festival promove uma ação como esta na região. A iniciativa é para reduzir a emissão de carbono, o principal gás do efeito estufa. As mudas serão plantadas pelos participantes do festival,...

Publicado em 1 de abril de 2024 às 12:15

O Dança Carajás Festival vai plantar 600 mudas de árvores em Parauapebas, no sudeste paraense. Essa é a primeira vez que um festival promove uma ação como esta na região. A iniciativa é para reduzir a emissão de carbono, o principal gás do efeito estufa.

As mudas serão plantadas pelos participantes do festival, durante a realização do evento. A campanha, chamada EcoPassos, ativa um dos pilares mais importantes do festival: a responsabilidade ambiental e preservação do ecossistema.

A EcoPassos é uma parceria do Dança Carajás com o Instituto de Agroecologia Latino Americano Amazônico, o IALA, que disponibilizou as mudas e o espaço para a restauração do meio ambiente.

Todas as mudas serão de espécies do bioma amazônico, entre elas, Andiroba, Copaíba e Castanheira. Elas receberão o nome de cada participante do festival, que poderão voltar e acompanhar o crescimento da árvore, gerando assim, uma responsabilidade mútua, fazendo com que esses participantes se tornem multiplicadores da preservação ambiental. Serão 600 mudas que ao se tornarem árvores vão absorver o gás carbônico e liberar oxigênio. Cada muda plantada tem um papel fundamental no ciclo da chuva, pela manutenção da umidade.

'O planeta grita por socorro. Vivemos em um momento em que todos precisamos agir para reduzir os impactos das mudanças climáticas, que já podem ser sentidos na pele, principalmente dos mais pobres. E a arte tem esse poder de transformação e de conscientização' explicou o diretor geral do festival, Jarbas Alves.

'Essa parceria com o IALA reflete nossa dedicação em minimizar o impacto ambiental do nosso evento, ao mesmo tempo em que contribuímos para a preservação e restauração do ecossistema amazônico', finalizou Jarbas Alves. O Festival Dança Carajás será realizado entre os dias 16 e 20 de outubro de 2024, em Parauapebas-PA, no Centro Cultural da Cidade.