Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia é o menor desde 2018

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta quarta-feira, 17, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgou dados sobre a derrubada de florestas nas terras indígenas da Amazônia, que tiveram uma redução de 42% de agosto de 2023 a março de 2024. O período analisado, é conhecido como o ‘calendário do desmatamento’. O acumulado da derrubada em toda a Amazônia Legal de agosto de 2023 a março de 2024 foi de 1.948 km². Em ambos os casos, é o melhor resultado em 6 anos.

‘Esses dados são importantes para a proteção das comunidades originárias, que têm sua luta reforçada no Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, e mostram o menor número de destruição dentro desses territórios desde 2018’, afirmou o Imazon em nota.

CONTINUE LENDO...

Foram desmatados, de agosto de 2023 a março deste ano, 73 km² de terras indígenas da Amazônia. No período anterior, de agosto de 2022 a março de 2023, o número foi de 125 km². 

‘Para que essa tendência de baixa no desmatamento continue e para que esses povos possam se manter protegidos, é necessário que o governo avance com os processos de demarcação e de desintrusão das terras indígenas invadidas. Isso deve ser prioridade, já que esses territórios são escudos contra o avanço da destruição do bioma. Em 2023, a TI Apyterewa esteve entre as mais desmatadas por 6 meses consecutivos. A redução do desmatamento nessa TI pode estar associada à operação de retirada dos não-indígenas que estavam em situação ilegal na área. Apyterewa está há 4 meses seguidos sem aparecer no nosso ranking das 10 terras indígenas mais desmatadas’, disse Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.

Apesar da diminuição na derrubada de florestas na Amazônia Legal, o valor registrado de agosto de 2023 a março de 2024 corresponde, conforme o Imazon, a um território maior que a cidade de São Paulo.

Ao comparar o período de agosto de 2023 a março de 2024 com agosto de 2022 a março de 2023, a destruição apresentou uma redução de 60%, indo de 4.912 km² para 1.948 km².

‘A baixa consecutiva na devastação demonstra que as políticas de combate à derrubada na Amazônia estão sendo eficazes. Apesar disso, é preciso continuar com as ações de combate e controle do desmatamento na região, focando principalmente, nos territórios protegidos e nas áreas de intensa pressão ambiental. É necessário ainda acelerar a destinação de florestas públicas para a criação de novas áreas de conservação e proteção dos recursos naturais, e punir devidamente os desmatadores ilegais. Assim estaremos mais perto de alcançar o desafio da derrubada zero até 2030 e com isso reduzir o fenômeno e consequências das mudanças climáticas’, completou Larissa.

Com informações do Portal Poder 360

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }