Dia Estadual de Proteção aos Manguezais é criado no Pará visando preservação do ecossistema

Governo do Pará sancionou nesta sexta-feira a lei que institui o Dia Estadual de Proteção aos Manguezais

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 21:38

Manguezais evitam absorção de carbono pela atmosfera, apontam estudos.
Manguezais evitam absorção de carbono pela atmosfera, apontam estudos. Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foi sancionada nesta sexta-feira, 6, pelo Governo do Pará, a Lei nº 10.695, que institui o Dia Estadual de Proteção aos Manguezais no dia 14 de Março. O intuito é conscientizar a população a respeito da preservação desse ecossistema vital.

Sancionada pelo governador Helder Barbalho, a Lei também visa intensificar as ações em defesa dos manguezais, considerados um dos biomas mais importantes no combate às mudanças climáticas.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) destaca a importância dos manguezais não apenas como ecossistemas ricos em biodiversidade, mas também como eficientes sumidouros de carbono, fundamentais no combate ao aquecimento global.

Segundo Rodolpho Zahluth Bastos, secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, os manguezais têm um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas e na proteção das zonas costeiras.

“Os manguezais sequestram mais carbono do que outros ecossistemas de florestas e garantem proteção às encostas do fluxo das marés, além de serem áreas de reprodução e habitat de diversas espécies e fornecerem alimento e sustento às comunidades ribeirinhas e extrativistas", falou o secretário.

Fonte: Agência Pará