Publicado em 30 de outubro de 2024 às 16:04
Rock in Rio e The Town buscam iniciativas para patrocinar na Floresta Amazônica. Após anunciar o espetáculo histórico no coração da floresta e o grande concerto na área urbana de Belém, Rock in Rio e The Town iniciaram a etapa socioambiental do projeto Amazônia Para Sempre com o edital privado de 2 milhões de reais para financiar iniciativas de organizações sem fins lucrativos que atuem na região metropolitana de Belém com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. Encerra-se no dia 31/10, o período de inscrição e envio de propostas do edital, que conta com patrocínio principal da Vale, para construção de legado para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitos e agentes de transformação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente no site: https://rockinrio.com/rio/pt-br/amazonia.
“Amazônia Para Sempre mostra que a nossa jornada vai muito além da música. Há 23 anos, abraçamos o compromisso de ser uma plataforma de engajamento para a construção de um mundo melhor. Nós assumimos não só as nossas próprias responsabilidades, mas um compromisso coletivo, enquanto cidadãos e profissionais, para a preservação da biodiversidade e da vida. O objetivo do edital é construir um legado para as pessoas que vivem no Pará através dos projetos desenvolvidos e executados por elas mesmas”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza Brasil.
Podem se inscrever no edital “Amazônia Para Sempre” projetos implementados na região metropolitana de Belém por organizações formais sem fins lucrativos que atendam a objetivos como preservação das culturas e tradições; promoção da autonomia e autossuficiência das comunidades em seus territórios; implementação de práticas sustentáveis de gestão florestal, agrícola e de recursos naturais; desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que respeitem e integrem os conhecimentos tradicionais; e mitigação e adaptação dos impactos das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade na região amazônica.
"Sabemos dos muitos desafios da Amazônia. Não existem soluções simples, mas acreditamos no esforço coletivo e no empoderamento das comunidades locais para avançar. O edital representa uma oportunidade para que as próprias comunidades desenvolvam e executem projetos que deixem um legado positivo, tanto para a preservação ambiental quanto para o desenvolvimento social e cultural”, destaca Malu Paiva, Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale.
A seleção dos projetos será realizada por uma comissão formada por representantes da Rock World, empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town; da Vale e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e acompanhará as seis etapas com cronograma previsto em edital (ver abaixo). A previsão é que o processo de financiamento seja efetivado - através de acordo formal - até o dia 11 de dezembro de 2024.
Cronograma do edital
Inscrição e submissão de propostas: 11 a 31 de outubro de 2024
Análise e pré-seleção: 1 a 15 de novembro de 2024
Entrevista e Avaliação: 18 a 29 de novembro de 2024
Seleção Final e Divulgação: 2 a 4 de dezembro de 2024
Formalização do Acordo: 4 a 11 de dezembro de 2024