Belém do Para será sede da COP30. Fonte: Canva
Belém do Para será sede da COP30. Fonte: Canva

Entenda o que é a COP 30, evento que Belém foi escolhida para sediar em 2025

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O encontro será realizado com a presença de vários países e ativistas ambientais.

O anúncio tão esperado pelos paraenses saiu nesta sexta-feira, 26, através de um vídeo do presidente Luis Inácio da Silva, no qual ele confirma Belém como sede da COP-30, que acontece em 2025.

CONTINUE LENDO...

A sigla COP significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”). É o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, criado em 1992. A COP é uma associação com todos os países membros, ou “Partes”  da Convenção. E com a sua ratificação em 1994, esses países começaram a reunir-se anualmente a partir de 1995, por um período que dura até duas semanas, com o objetivo de avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta todo e propor soluções e mecanismos que possam  garantir a efetividade da Convenção na diminuição dos impactos e mudanças climáticos ocasionados pela ação do ser humano.

A primeira COP foi realizada entre o dia 28 de março e 7 de abril de 1995, em Berlim, capital da Alemanha e foi nesse evento que iniciou-se o processo de negociação com metas e prazos específicos para a redução de emissões de gases de efeito estufa pelos países envolvidos na convenção. Primeiramente essas metas e prazos foram estabelecidos para países desenvolvidos e os países em desenvolvimento não foram incluídos na conferência.

Durante as edições anteriores da COP importantes mecanismos e acordos foram criados como o Protocolo de Kyoto, acordado durante a COP que ocorreu no Japão, em 1997, que é o primeiro tratado internacional para controlar e diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Essas metas de redução de gases não são todas iguais entre os países que assinaram o acordo. Trinta e oito países têm níveis diferentes nas metas de redução dos gases poluentes. Por exemplo, os países que fazem parte da União Europeia, estabeleceram uma meta de 8% na redução dos gases do efeito estufa, o Japão fixou esse percentual em 6%. E os Estados Unidos quando entraram no acordo, comprometeram-se em reduzir 7% dos gases poluentes. 

Outro protocolo importante criado durante a COP-21, foi o Acordo de Paris, que substituiu o Protocolo de Kyoto, a partir de 2020. O principal objetivo do acordo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa, para diminuir o aumento médio de temperatura global a 2ºC. Além disso, outras metas fazem parte, como por exemplo, a criação de uma série de  recomendações quanto à adaptação dos países às mudanças climáticas, especialmente para os países menos desenvolvidos, de modo a reduzir a vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, estimular o apoio financeiro e tecnológico dos países desenvolvidos, para ampliar as ações que levam ao cumprimento das metas pelos países menos desenvolvidos, promover o desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia e capacitação para adaptação às mudanças climáticas, proporcionar a cooperação entre os setores, como a sociedade civil, o setor privado, instituições financeiras, cidades, comunidades, ativistas e povos originários, para ampliar e fortalecer ações de mitigação do aquecimento global.

Belém será a primeira cidade da Amazônia a receber uma COP, o investimento tecnológico é apenas um dos benefícios de uma cidade sediar a conferência, que traz investimentos em infraestrutura, beneficia o comércio local, possibilita que povos invisibilizados possam ser ouvidos e participem do debate, além de promover o intercâmbio cultural e linguístico entre os participantes.

VER MAIS

VER MAIS