Fórum de Belém começa hoje e debate boas práticas sociais, ambientais e de governança empresarial na Amazônia

Programação oferecerá cursos gratuitos e fomentará debates abrangentes sobre as boas práticas do ESG (ambientais, sociais e de governança) na Amazônia

Publicado em 19 de setembro de 2024 às 11:17

Evento começa hoje, no Hangar.
Evento começa hoje, no Hangar. Crédito: Foto: divulgação.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Pará (ABRH-PA), com apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Brasil e do Amazonas, realiza nos dias 19 e 20 de setembro, na Estação das Docas, o 1º Fórum de Belém, com o propósito de fomentar debates abrangentes sobre as boas práticas do ESG (ambientais, sociais e de governança) no cenário corporativo da Região Amazônica e do Brasil.

Com o tema ‘Impactos do ESG nos negócios da Amazônia e do Brasil’, o evento contará com uma extensa programação com mais de 15 horas de atividades e a presença confirmada de mais de 20 speakers de renome regional e nacional, uma oportunidade única para aprimorar os conhecimentos dos participantes e promover networking com profissionais de alto nível. Dentre os palestrantes já confirmados estão: Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e fundador da Plataforma Liderança com Valores; Giuliana Morrone, jornalista e especialista em ESG; Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae Pará; Alex Macedo, coordenador nacional de meio ambiente do Sistema OCB.

O Fórum de Belém e a temática abordada ganham ainda mais relevância com a proximidade da COP-30, quando a Amazônia, em especial a capital paraense, assumirá um papel central nas discussões sobre o futuro ambiental do planeta. E para capacitar empreendedores dos mais variados segmentos para a Conferência em Belém no próximo ano, a ABRH-PA e o Sebrae Pará prepararam um espaço dentro do Fórum chamado Arena do Conhecimento, onde serão ofertados cursos e palestra gratuitos aos participantes. As inscrições podem ser feitas no site.

Feira – Expo Negócios

Outro grande destaque dos dois dias de programação do Fórum de Belém é a realização da Feira Expo Negócios. O espaço reunirá 43 stands com exibição de produtos e serviços oferecidos por pequenos e microempreendedores locais, por um grupo de pessoas com TEA e seus familiares, e por empreendedoras que participam de projetos sociais.

A Feira Expo Negócios funcionará no dia 19/09, das 15h às 20h, e no dia 20/09, das 09h às 20h, na Estação das Docas, com entrada gratuita ao público.

Personalidade Sustentável 

Como um dos objetivos do evento é ser palco para discussões sobre sustentabilidade, a ABRH-PA irá aproveitar a oportunidade do Fórum de Belém para conceder reconhecimento especial de Personalidade Sustentável do Pará a empresários, artistas e autoridades do estado que se destacaram nas áreas sociais, ambientais e de governança.

A homenagem evidenciará projetos ou ações que promovem a inclusão social, iniciativas voltadas para a sustentabilidade e práticas exemplares de transparência, ética e responsabilidade corporativa.

A cerimônia será realizada durante o 1º Fórum de Belém, no dia 20/09, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Evento Carbono Neutro

Em uma iniciativa inédita, a ABRH-PA em parceria com a empresa Neutraliza firmaram um acordo tornando o Fórum de Belém um evento 100% carbono neutro, ou seja, nos dois dias de programação todas as emissões de carbono serão compensadas por meio de um conjunto de ações que serão implementadas, dentre elas está a destinação, separação e reciclagem do lixo que será gerado, e a substituição do uso de papel por meios digitais.

A programação completa está disponível no site do evento.