Helder firma parceria com a ONU em prol da conservação florestal; assista

O governador também ponderou que os recursos dos créditos de carbono serão destinados às comunidades que colaboram com a redução do desmatamento no Pará.

Publicado em 26 de setembro de 2024 às 20:19

Helder Barbalho e Inger Andersen nos Estados Unidos.
Helder Barbalho e Inger Andersen nos Estados Unidos. Crédito: Thalmus Gama/Agência Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, e a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, assinaram nesta quinta-feira, 26, um memorando de entendimento para impulsionar a ação climática e a conservação florestal. O documento foi assinado no PNUMA, sede da ONU, em Nova York.

O documento visa atender a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá na capital paraense, Belém, em novembro de 2025.

A união foca em soluções baseadas na natureza, com o objetivo de influenciar a comunidade internacional para destravar financiamentos diversificados e em escala para as florestas, tanto na Amazônia quanto em todo o mundo.

“A parceria do Governo do Pará com as Nações Unidas e com o PNUMA é estratégica para que nós possamos avançar cada vez mais nas ações que fazem o estado do Pará ser hoje uma referência na agenda do mercado de carbono para o Brasil, para Amazônia e para o mundo”, disse o governador.

Fonte: Agência Pará