Publicado em 25 de julho de 2023 às 11:33
O setor hoteleiro de Belém não possui mais suítes presidenciais para receber representantes do alto escalão da Cúpula da Amazônia, em agosto deste ano. O evento que reúne autoridades de oito países amazônicos e coloca a cidade como protagonista no debate socioambiental, também será teste para a COP 30, em 2025, na capital paraense.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-PA), Tony Santiago, explica que os hotéis em Belém no geral ainda possuem bastante vagas. Os que já estão com ocupação bem elevada para o período são os considerados categorias superior, no caso 4 e 5 estrelas. 'O principal gargalo está em conseguir suítes presidenciais aos presidentes esperados para o evento. Mas a hotelaria também já está se adaptando para atender essa demanda', disse Tony.
COP 30
Segundo a ABIH, para a COP 30, Belém precisa de cerca de 34.633 leitos a mais em hotéis para atender a demanda esperada de 60 mil participantes no evento mundial. Atualmente, a capital do Pará tem 25.367 vagas para hospedagem, apenas 42% da capacidade necessária.
Tony afirma que as adaptações serão feitas. 'Com relação a COP 30 a ABIH já passou suas demandas tanto ao governo do Estado, quanto para Prefeitura de Belém. Tanto sugestões como reivindicações', explicou.
Cúpula da Amazônia
A Cúpula da Amazônia é um evento que reunirá, nos dias 8 e 9 de agosto em Belém, chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O encontro pretende inaugurar uma nova etapa na cooperação entre os países que abrigam o bioma com a adoção de uma política comum para o desenvolvimento sustentável da região. A Cúpula deverá definir um compromisso de cooperação pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia entre esses países, por meio da retomada do diálogo regional e do fortalecimento das relações entre as entidades governamentais e civis das nações participantes.