Foto: Ibama.
Foto: Ibama.

Ibama recebe dos Eua equipamentos de visão noturna para o combate aos crimes ambientais

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu, nesta segunda-feira, 4, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, unidades de óculos de visão noturna. Os equipamentos serão usados pelo Grupo Especial de Fiscalização (GEF), unidade de elite do Instituto que atua no combate aos crimes ambientais.

A solenidade, realizada na sede da autarquia, em Brasília (DF), teve a presença da embaixadora Elizabeth Bagley, do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e da diretora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Elena Abbati, parceira da iniciativa.

CONTINUE LENDO...

Durante apresentação, o presidente Agostinho resumiu as ações do Instituto, os ganhos obtidos em 2023, principalmente na luta contra o garimpo ilegal, a exploração de madeira e o desmatamento em Terras Indígenas na Amazônia, com o uso de vigilância remota e satélites, e a aplicação de multas a infratores, que totalizaram cerca de R$ 1 bilhão no ano passado.

O pedido dos óculos de visão noturna havia sido encaminhado pelo Instituto, conforme informou a chefe da Divisão de Assuntos Internacionais da Presidência, Rita Alboyadjian. A primeira remessa, com metade dos equipamentos, foi entregue no final de 2023 e já encaminhada para o Exército, para a liberação oficial de uso.

No encerramento da solenidade, a embaixadora Elizabeth Bagley disse estar entusiasmada com a evolução das ações bem-sucedidas do Ibama. “É um trabalho impressionante. Os Estados Unidos têm orgulho de dividir tecnologia e cooperar na defesa do meio ambiente brasileiro.” Por fim, a diretora da UNUDC, Elena Abbati, afirmou ser grata ao “trabalho incansável” do Ibama em parceria com o organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) contra todo o tipo de crime ambiental.

Com informações do Ibama.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }