Inscrições já estão abertas para projetos culturais do Banco do Brasil

Essa é a oportunidade de nortistas aproveitarem a incorporação de projetos culturais à programação dos CCBBs.

Publicado em 17 de abril de 2025 às 16:25

Inscrições já estão abertas para projetos culturais do Banco do Brasil
Inscrições já estão abertas para projetos culturais do Banco do Brasil Crédito: Drazen_ E+ via Getty Images

Até o dia 26 de maio o Banco do Brasil recebe inscrições para patrocínios de projetos culturais que poderão ser incorporados à programação dos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs). Se você é produtor, artista ou curador, não perde tempo que as inscrições já estão abertas e são de graça. Você sabia que historicamente as regiões Norte e Nordeste são as que têm menor adesão em oportunidades como essa? Esse é o momento de mudar esse cenário.

Inscrições já estão abertas para projetos culturais do Banco do Brasil
Inscrições já estão abertas para projetos culturais do Banco do Brasil Crédito: skynesher E+ via Getty Images

Os projetos já selecionados em editais anteriores podem ser submetidos novamente e não precisam ser inéditos nacionalmente, mas devem ser inéditos na cidade onde pretendem ser apresentados. As análises serão de junho a setembro e a divulgação do resultado até outubro.

Além de priorizar a nossa região, serão selecionados projetos culturais que poderão compor a programação dos CCBBs em outras cidades brasileiras. O edital aceita projetos nas áreas de exposição, artes cênicas (teatro, dança, circo), música, cinema e educação/mediação. É importante que o projeto esteja alinhado com os temas e diretrizes do eixo curatorial, como diversidade, inclusão e impacto social. Caso o projeto envolva mais de uma linguagem, deve ser inscrito na área que melhor o representa, indicando as demais no campo de “multidisciplinariedade”.

A Joyce Cursino, mulher preta, que se criou no bairro do Jurunas em Belém, é hoje uma multiartista - jornalista, atriz e cineasta - amazônida que cresce e abre caminhos para muitos outros jovens das áreas periféricas da capital paraense por meio da Negritar Filmes, uma produtora audiovisual que retrata e resgata histórias de pessoas pretas, periféricas do norte brasileiro e foi fundada por Joyce. "A gente tem uma cultura muito pulsante, principalmente nas periferias e nas baixadas de Belém do Pará, das Amazônias, que a gente tem muitas regiões nela, e que muitas vezes esses jovens não tem uma oportunidade de se expressar, então esses investimento, esse edital, são muito importantes porque eles criam oportunidades. Esse é meu intuito, também, de participar de ações como essa pra criar oportunidade na minha comunidade", destaca Joyce que é referência na comunidade de mulheres pretas nortistas.

Então inscreva teu projeto dentro das normas do edital, que são bem simples. Em ano de COP30 na Amazônia essa é uma oportunidade para os fazedores de cultura transbordarem as fronteiras e divisas e mostrarem a arte, a fala e o olhar dos amazônidas periféricos, urbanos e ribeirinhos.

Como participar - Para ter acesso a todas as informações é so acessar o site bb.com.br/patrocínios, canal exclusivo para as inscrições, e lá é onde estão todas as informações pra você da região Norte conquistar outros palcos e telas pelo Brasil!