Laudato Si: o cuidado de papa Francisco com o meio ambiente e com todas as pessoas

Laudato Si’ é um lembrete de como as pessoas de fé devem não apenas respeitar a Terra, mas também louvar e honrar a Deus por meio de seu envolvimento com o meio ambiente.

Publicado em 28 de abril de 2025 às 12:56

 Laudato Si’ é um lembrete de como as pessoas de fé devem não apenas respeitar a Terra, mas também louvar e honrar a Deus por meio de seu envolvimento com o meio ambiente.
 Laudato Si’ é um lembrete de como as pessoas de fé devem não apenas respeitar a Terra, mas também louvar e honrar a Deus por meio de seu envolvimento com o meio ambiente. Crédito: Reprodução/Vaticano

O Laudato Si’ uma encíclica do Papa Francisco publicada em maio de 2015. Ela trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, em questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.

As primeiras palavras da Laudato Si’ são italianas e traduzidas como “louvado sejas”, indo além, elas são uma citação do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que abre a encíclica, no qual o santo louva a Deus meditando sobre a bondade do sol, do vento, da terra, da água e de outras forças naturais.

A escolha dessa passagem para iniciar a Laudato Si’ é um lembrete de como as pessoas de fé devem não apenas respeitar a Terra, mas também louvar e honrar a Deus por meio de seu envolvimento com a criação.

Foi ouvindo o clamor da Terra e dos pobres que o Papa Francisco deu vida à Laudato Si’. Em um documentário chamado 'A Carta', ele conta como esse chamado surgiu do coração. A Laudato Si tem ainda um olhar mais atento com as questões ligadas as mudanças climáticas e a justiça socioambiental.

Religião e Meio Ambiente andam juntos?

“Laudado Si” apresenta uma pequena revolução teológica ao colocar o homem como parte da natureza, uma parte especialmente criada por Deus, não como algo separado dela. Francisco amarra os evangélicos declarando, de saída, que a encíclica não é feita apenas para os católicos, mas para toda a humanidade, de todas as religiões, crentes e não-crentes.

Em um vídeo publicado no perfil do Instagram Movimento Laudato Si, papa Francisco falou sobre como teve esse chamado para criar a encíclica:

Falando sobre meio ambiente e mudanças climáticas, a  30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, acontece no dia 10 de novembro, em Belém. O encontro global acontece anualmente onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.