Foto: Reprodução redes sociais.
Foto: Reprodução redes sociais.

Morte de sucuri gigante no Mato Grosso gera revolta na população e cobranças nas redes sociais

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No último domingo, 24, o fotógrafo e documentarista, Cristian Dimitrius, utilizou suas redes sociais para denunciar a morte de uma sucuri gigante, conhecida como Ana Júlia, no rio Formoso, em Bonito, Mato Grosso do Sul. A morte da serpente que já saiu em vários documentários gerou revolta e cobranças ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Na postagem Cristian ressaltou que já conhecia Ana Júlia há quase duas décadas e que a serpente vira e mexe aparecia em suas filmagens, quando estava gravando na região de Bonito. O fotógrafo se demonstrou abalado e revoltado com o ocorrido. Ana Júlia foi batizada assim há cerca de 10 anos, durante uma gravação para a BBC. O documentarista encontrava a cobra regularmente e disse que até já conseguia compreender o seu comportamento, seus hábitos de reprodução e identificá-la só de olhar.  Ela apareceu em documentários da BBC, reportagens nacionais e internacionais, além de ser centro de estudos em pesquisas que envolvem cientistas de vários países.

CONTINUE LENDO...

A sucuri media 6,5 metros de comprimento e segundo especialistas era a maior da sua espécie já registrada no mundo. A serpente passou a ser acompanhada pela especialista em sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo, Juliana Terra, que apelidou a cobra de “Vovózona”. O pelido a ver com tamanho e idade da cobra. 

Ana Júlia ainda viva. Foto: Cristian Dimitrius.

As informações iniciais divulgadas diziam que Ana Júlia teria sido morta a tiros, mas a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, afirmou que em uma análise preliminar não foram encontradas perfurações por balas no cadáver. Uma perícia estava marcada para acontecer nesta última terça-feira,25. O resultado ainda não foi divulgado.

População revoltada

A morte da gigante não revoltou somente os biólogos, documentaristas e guias de turismo da região; nas redes sociais a população se uniu aos protestos e têm deixado uma enxurrada de comentários nas postagens do IBAMA cobrando celeridade do órgão em apurar o caso e punir o responsável pela morte de Ana Júlia. Veja alguns dos comentários:

VER MAIS

VER MAIS