Publicado em 5 de setembro de 2024 às 16:49
O Shopping Bosque Grão-Pará, em Belém, celebrou 9 anos no último dia 29. Desde a sua inauguração, o Shopping se destaca não apenas como um ponto de referência em varejo, conforto e exclusividade, mas, também, como um exemplo de práticas sustentáveis na região amazônica mantendo processos alinhados às ações de ESG, olhando com muito cuidado e responsabilidade para a atuação aplicada em nosso meio.
Situado nas proximidades do Parque Ambiental, o Bosque é conhecido por seu compromisso com sustentabilidade. Prova disso são as ações voltadas para a preservação e cuidado com o meio ambiente, entre elas a “Bosque do Bem”, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), disponibiliza mudas de plantas para arborizar, ainda mais, a área externa do Shopping e áreas de Belém. Na edição deste ano, foram disponibilizadas duas mil plantas para a ação.
Além disso, o compromisso com a sustentabilidade está no DNA do Bosque desde a sua concepção que já nasceu com as melhores práticas ambientais em sua construção e operação. Em virtude disso, o Shopping conta com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um selo internacional que atesta a conformidade com elevados padrões ambientais para construções. Esta certificação validou iniciativas do shopping em termos de eficiência no uso da água, energia, e outros recursos, além de garantir um ambiente interno saudável e inovador.
A gestão de resíduos do shopping soma aos pontos relevantes frente aos fluxos de sustentabilidade. Isso porque todo o resíduo gerado é devidamente separado e direcionado a cooperativas de reciclagem beneficiando diversas famílias. Os clientes têm à disposição uma estação de reciclagem e também são incentivados a colaborar com o meio ambiente.
Em 2023, o Shopping lançou o serviço de empréstimo de abafadores de áudio, direcionados a adultos e crianças autistas com hipersensibilidade auditiva. Os fones ficam disponíveis para o público.
Além disso, em consonância com a Lei 9219/16, conhecida como Lei Gigi, que indica a instalação de fraldários em banheiros para crianças, adolescentes e adultos que necessitem desse ambiente, também no ano passado, foi inaugurado mais um banheiro acessível, voltado para Pessoas com Deficiência (PCD).
Localizado na praça de alimentação, o novo ambiente é equipado com barras de apoio posicionadas para facilitar a movimentação e segurança, além de contar com um fraldário.