Publicado em 28 de março de 2025 às 15:46
Menos de uma hora após oficializar a primeira concessão do Brasil para reflorestamento da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX), o governador Helder Barbalho reforçou a necessidade de ampliar o financiamento climático por parte da iniciativa privada. A defesa foi feita em São Paulo, durante o COP30 Business Forum, promovido pela Amcham Brasil, que reuniu lideranças do setor público e empresarial para debater a agenda climática global.
Helder Barbalho destacou que o setor privado terá um papel decisivo na COP30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano. “O Governo constrói o ambiente e as condições, mas a implementação efetiva são iniciativas do setor privado. Por isso, o modelo que o Pará faz de concessão de restauro permite que a iniciativa privada conjugue a missão de restaurar a floresta com a oportunidade de rentabilidade e geração de empregos”, afirmou o governador.
O evento também marcou a apresentação de 13 propostas empresariais elaboradas pela Amcham Brasil em parceria com empresas brasileiras e multinacionais. O objetivo é contribuir com soluções concretas para a conferência climática e incentivar maior participação do setor produtivo na agenda de sustentabilidade.
Com a proximidade da COP30, o Pará busca consolidar seu modelo de concessões ambientais como referência para o Brasil, atraindo investimentos privados para a recuperação florestal e a valorização da economia verde.