Foto: Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará.
Foto: Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará.

Pará terá primeira Semana dos Povos Indígenas no próximo mês de abril

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), está desenvolvendo um evento voltado para a Semana dos Povos Indígenas, a ser realizada em  abril, mês em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas.

Esta semana houve uma reunião de alinhamento e planejamento do evento com a participação de representantes de diversos órgãos estaduais para dialogar sobre ações voltadas para a promoção da cultura e do bem-estar indígena no Estado do Pará. 

CONTINUE LENDO...

Para a titular da Sepi, Puyr Tembé, a presença de diversos representantes do governo estadual representa um compromisso coletivo do Estado na valorização dos povos indígenas do Pará. 

“A presença desses representantes evidencia a necessidade de uma abordagem integrada para enfrentar os desafios vivenciados pelos povos indígenas, desde a preservação de seus territórios até o reconhecimento de seus direitos fundamentais e sua cultura”, afirma.

Dentro de suas esferas de atuação, cada órgão realizou a sugestão de atividades fundamentais para a Semana dos Povos Indígenas. Algumas das ações apresentadas envolvem a criação de oficinas de qualificação sobre serviços ambientais; mostra de cinema com apresentação de produções indígena, exposições de artes e feiras criativas; qualificação interna voltada à ampliação do debate e combate ao racismo institucional; Promoção de ações cidadania.

Para a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, a realização da Semana dos Povos Indígenas contribui para um futuro promissor. “Essa ação com certeza poderá ser desdobrada em outras ações ao longo do ano, que serão voltadas principalmente para aspectos culturais, de saúde, de assistência e de fortalecimento da cidadania dos povos indígenas”, destaca.

Taiana Kixiri, da etnia Mundurucu, é assessora etno-regional do Alto e Médio Tapajós pela Sepir, e espera que a Semana dos Povos Indígenas seja um momento de fortalecimento de identidades, de promoção da justiça social e de construção de diálogos e parcerias pelo respeito e proteção dos direitos dos povos indígenas. 

“Acredito que a Semana dos Povos Indígenas, em Belém, será um momento significativo de celebração, reflexão, conscientização sobre a nossa cultura, nossas histórias e desafios enfrentados por nós indígenas do Pará”, disse.

Para Taiana Kixiri, “é uma oportunidade importante para nós, indígenas, expressarmos nossas vozes, promovermos nossas culturas, nossas identidades, defendendo sempre os nossos direitos em um contexto mais amplo. Então, a expectativa é muito grande, e daqui da minha região, os parentes estão muito ansiosos para participar dessa programação, até por ser a primeira desse tipo aqui no Pará”.

Com informações da Ag. Pará.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }