Prefeito de Belém discute preparativos para COP 30 com representantes da Embaixada da Alemanha

Prefeito de Belém se reúne com representantes da Embaixada da Alemanha para discutir preparativos logísticos e culturais da COP 30, evento que acontecerá na capital em 2025 e promete deixar um legado duradouro para a cidade.

Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 17:20

Prefeito de Belém discute preparativos para a COP 30 com representantes da Embaixada da Alemanha
Prefeito de Belém discute preparativos para a COP 30 com representantes da Embaixada da Alemanha Crédito: Jader Paes/Agência Belém

O prefeito de Belém, Igor Normando, recebeu nesta quinta-feira (23) uma comitiva da Embaixada da Alemanha no Brasil para discutir os preparativos da capital paraense para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025.

A reunião, realizada na sede da Prefeitura, contou com a presença de Timon Lepold, adido de Assuntos Ambientais e Climáticos da Embaixada da Alemanha; Paul Steffen, cônsul honorário da Alemanha no Pará, Amapá e Roraima; Elisabeth Stiebitzhofer, assessora de Assuntos Ambientais e Climáticos, além do assessor do gabinete André Godinho.

Durante o encontro, foram discutidos aspectos culturais da cidade e a logística necessária para receber o grande número de participantes esperados no evento. Segundo André Godinho, a Prefeitura já iniciou um levantamento patrimonial para avaliar quais locais poderão ser adaptados como acomodações para os turistas e futuramente se transformar em legado para a população.

O prefeito Igor Normando demonstrou confiança na capacidade da cidade de lidar com a alta demanda de visitantes. “Belém recebe cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos durante o Círio. Estamos preparados para acolher o público da COP 30. Além disso, temos prédios e edificações históricas que poderão ser utilizadas como hospedagem”, afirmou.

Normando ressaltou ainda a importância do evento para a cidade e o potencial legado que a COP 30 pode deixar. “A COP vai colocar Belém no centro do mundo. Mas o mais importante é que ela deixe um impacto positivo e duradouro para nossa cidade. Estamos abertos a parcerias com empresas e instituições alemãs que queiram investir aqui, tanto para o evento quanto para o futuro da cidade”, destacou.

Representantes da Embaixada da Alemanha, que estavam em Belém desde segunda-feira (20), demonstraram otimismo com o que presenciaram. Timon Lepold afirmou estar satisfeito com o que viu e destacou a integração entre os governos federal, estadual e municipal. “Percebemos uma forte união entre as equipes para a realização da COP. Belém e o Brasil têm experiência em eventos de grande porte, e isso é um ponto positivo para o sucesso da conferência”, comentou.

Lepold ainda reforçou que a visita teve como objetivo conhecer a cidade e suas iniciativas para a conferência. “Viemos entender a cultura de Belém e o planejamento para a COP. Levaremos essas informações para a Embaixada em Brasília e para o governo alemão para avançarmos na cooperação”, explicou.

A reunião marcou mais um passo nos preparativos para a COP 30, evento que promete projetar Belém no cenário internacional e promover debates cruciais sobre mudanças climáticas.

Com informações: Agência Pará