Dona Nena mostra sua produção para Prefeito e Ministro. Fonte: Agência Belém
Dona Nena mostra sua produção para Prefeito e Ministro. Fonte: Agência Belém

Prefeito de Belém e Ministro visitam Agroindústria de Chocolate na Ilha do Combú

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Na tarde desta quinta-feira,25, a primeira agenda do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que ficará em Belém até o dia 27, foi uma visita à Ilha do Combú, acompanhado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Na ocasião ambos visitaram a Agroindústria de Chocolate de Izete Costa (Dona Nena), que é reconhecida internacionalmente pela sua produção de chocolate feita de cacau produzidos na ilha.

Durante a visita a cadeia de produção cultivada pela Dona Nena chamou a atenção do ministro, por apresentar todas as fases do sistema agrícola do vegetal: plantio, colheita do fruto, preparação do cacau para a produção de chocolate e extração do suco, utilizado para produção de licor, vinagre, geléia. 

CONTINUE LENDO...

“Dona Nena é exemplo de que boas políticas dão certo. Muitos dos programas que ela está envolvida foram desenvolvidos pelo prefeito Edmilson, como os de crédito e formação. Ela é um exemplo para o Brasil. De uma mulher, pois começou sua vida aqui e hoje é uma empresária, que atende ao comércio local e nacionalmente. Exemplo de uma pessoa bem-sucedida, extraindo da floresta o seu produto e, ao mesmo tempo, preservá-la”, enfatizou o ministro Paulo Teixeira.

Visita à Agroindústria de Dona Nena. Fonte: Agência Belém

O ministro tem uma série de agendas na capital paraense, com objetivo de articular e desenvolver iniciativas acerca do reflorestamento produtivo no Pará, incluindo incentivo à agricultura familiar e agroextrativistas. O município de Belém possui 39 ilhas e cerca de 50 mil produtores familiares nas ilhas de Belém.

De acordo com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), na região insular há uma presença significativa de agricultores familiares e agroextrativistas, que fazem o cultivo e a extração de frutas, essências florestais e hortaliças, bem como apicultura, piscicultura, criação de pequenos animais, artesanatos de bioprodutos, gastronomia agroecológica e local, turismo ecológico e outros.

“Estamos na floresta amazônica e Belém é uma metrópole incrustada na floresta. Então, nesta visita do ministro Paulo Teixeira apresentamos o espaço da Nena, para que conhecer a experiência comandada por ela na ilha Combu, desde o plantio até o produto final do cacau, como os chocolates, doces e licor”, contou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Com informação da Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS