Presidente da COP 30 não vê contradição entre Brasil tentar liderança climática e defender exploração de petróleo

André Correa do Lado, tem sido questionado sobre a posição do Brasil em defender a exploração de petróleo em áreas sensíveis, como a Foz do Amazonas.

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 19:12

André Corrêa do Lago é nomeado como presidente da COP 30
André Corrêa do Lago é nomeado como presidente da COP 30 Crédito: Presidência

O presidente da COP 30, André Correa do Lado, tem sido questionado sobre a posição do Brasil em defender a exploração de petróleo em áreas sensíveis, como a Foz do Amazonas.

Ambientalistas avaliam ser uma enorme contradição brasileira, já que o Brasil tenta se lançar como liderança climática global ao mesmo tempo em que defende a atividade petroleira nessas áreas. Mas para Correa do Lago, não há contradição.

"Não acho que seja uma contradição. Se você pegar qualquer país do mundo, eles estão fazendo coisas com vistas a chegar à meta de neutralidade de emissões", disse o embaixador em uma entrevista concedida à BBC News Brasil.

A posição de Correa do Lago é semelhante à do presidente Lula que voltou a defender, na última quarta-feira (5), a exploração de petróleo na Margem Equatorial.

"Queremos o petróleo, porque ele ainda vai existir muito tempo. Temos que utilizar o petróleo para fazer a nossa transição energética, que vai precisar de muito dinheiro", disse Lula durante uma entrevista a rádios de Minas Gerais.