'Querem a COP30 em uma cidade que só tem prédios e não onde tem floresta', diz Helder Barbalho sobre evento ser em Belém

Durante entrevista em uma rádio da capital, o governador do Pará respondeu sobre a "pressão" do evento não ser realizado em Belém.

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 12:46

Helder Barbalho, governador do Pará.
Helder Barbalho, governador do Pará. Crédito: Marco Santos/Agencia Pará

Na manhã desta quinta-feira, 7, o governador do Pará, Helder Barbalho, conversou com jornalistas em uma rádio de Belém sobre algumas questões da COP30, que será sediada em novembro de 2025 na capital paraense.

Durante a entrevista, o jornalista Milton Jung questionou o governador sobre a "pressão em fazer a COP30 em conjunto com o estado do Rio de Janeiro". Em resposta, Helder afirmou que o assunto já está vencido, pois é natural que as pessoas queiram que os grandes eventos sejam realizados nas "cidades prontas", como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília.

"Nós estamos falando de aproveitar o evento para discutir floresta, meio ambiente, no país que tem a Amazônia. Imagina a gente discutir a floresta em uma cidade que só tem prédio", ponderou o governador do Pará.

Helder seguiu afirmando que em Belém há desafios urbanos, mas que a cidade está em obras para entregar a estrutura necessária para receber a Conferência do Clima, em novembro de 2025.