Foto: Sebrae/PA
Foto: Sebrae/PA

Sebrae se une com a União Europeia em projeto que ajuda a agricultura familiar a desenvolver práticas sustentáveis

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Sebrae no Pará, realiza o projeto Sustenta e Inova, com o objetivo de fomentar a produção orgânica e garantir condições justas de trabalho, que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.

Este projeto é financiado pela União Europeia, e tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de práticas sustentáveis, incluindo o cultivo de cacau orgânico, em três regiões do estado: Xingu, Capim e Marajó.

CONTINUE LENDO...

O cacau orgânico ganhou prestígio no mercado nacional e internacional, e no contexto amazônico, ele cresce como uma opção que, além de saborosa e de qualidade, também promove um impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades produtoras, representando uma alternativa promissora para os agricultores paraenses.

Com a Páscoa, a busca por alternativas sustentáveis e conscientes para celebrar a data tem ganhado destaque entre os consumidores. Casos como o de Cleide Suk, 43 anos, de Medicilândia, que participa do projeto e optou por trocar a plantação de mandioca pelo cultivo de cacau. Cleide destaca o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis em sua plantação de cacau orgânico, priorizando o cultivo sem o uso de pesticidas ou fertilizantes químicos e valorizando a biodiversidade local.

‘Participo do Projeto desde fevereiro de 2023. Esse projeto foi um presente de Deus e tem sido a realização de um sonho fazer chocolates orgânicos. Como agricultora, sempre acreditei na agricultura familiar e sempre observei a nossa terra. Trabalhar com a mandioca era muito bom, mas a terra estava em degradação, então optamos por implantar a cultura do cacau, que agrega não só valor econômico, mas também ambiental e social, devido à cadeia de benefícios para minha família e as demais pessoas da comunidade.’, relata Cleide Suk.”

Ainda segundo Cleide, a qualidade e os benefícios do cacau orgânico, permitem que os sabores característicos e naturais das amêndoas, sejam livres de interferências químicas.

“O cacau orgânico envolve um processo que vai além das culturas por ser livre de agrotóxicos. Os chocolates feitos com essas amêndoas têm sabores especiais, e a produção na nossa região está crescendo, principalmente com o apoio do Sustenta e Inova do Sebrae, que fazem toda a diferença.”

Além de promover a sustentabilidade ambiental e social, o projeto ‘Sustenta e Inova’ tem sido fundamental para validar os sonhos e as experiências dos agricultores locais. Ainda que o movimento de vendas de cacau orgânico esteja baixo, devido à entressafra, o consumo de chocolate orgânico está em ascensão, impulsionado pela qualidade e pelos valores sustentáveis que ele representa.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }