Universidade Federal do Pará se prepara para a COP 30 com o movimento “Ciência e Vozes da Amazônia”

A programação contará com debates, exposições científicas e participação de convidados de diferentes regiões do Brasil. Segundo a organização, a proposta é sensibilizar a comunidade acadêmica e promover o protagonismo das vozes amazônicas no contexto das mudanças climáticas.

Publicado em 5 de fevereiro de 2025 às 12:38

(Foto aérea da Universidade Federal do Pará, campus Belém)
(Foto aérea da Universidade Federal do Pará, campus Belém) Crédito: ASCOM UFPA

A chegada de 2025 marca o início de uma contagem regressiva em Belém. Anunciada como candidata brasileira para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, em novembro de 2022 e, oficialmente, confirmada pela ONU no ano seguinte, a capital paraense respira os ares daquele que é um dos principais encontros sobre o combate às mudanças climáticas no mundo.

Protagonista, na América Latina, em produção científica sobre biodiversidade, a Universidade Federal do Pará (UFPA) organiza uma participação ativa nas discussões e prepara o lançamento do “Movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”. O movimento nasce com o objetivo de consolidar, sistematizar, expandir e divulgar ações científicas e socioambientais relacionadas ao tema, já implementadas pela comunidade universitária. A iniciativa busca fortalecer o diálogo com diferentes grupos sociais, movimentos populares e instituições da região amazônica, destacando as particularidades locais nas soluções globais que serão debatidas na conferência.

Como marco inicial do movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, a UFPA promoverá um grande evento de lançamento no próximo dia 5 de fevereiro (quarta-feira), das 9h às 18h30, no Auditório Benedito Nunes. A programação contará com debates, exposições científicas e participação de convidados de diferentes regiões do Brasil.