Time selecionado agora participará da etapa nacional. Fonte: acervo pessoal.
Time selecionado agora participará da etapa nacional. Fonte: acervo pessoal.

Universitário paraense vende rifa para viajar e apresentar projeto sustentável em São Paulo

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Etapa nacional vai selecionar time para a etapa mundial e possui times do país todo competindo.

Em maio deste ano um time de alunos da Uniesamaz, inscreveu o projeto EKOBIO Fossas Sépticas e Biodigestoras no evento Hackathon: Floresta em Pé, que foi parte da programação do Okara, evento promovido pela Enactus Brasil, com o objetivo de reunir e desafiar os times de alunos na busca de soluções para problemáticas da região amazônica.  

CONTINUE LENDO...

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos, que atua em 33 países e dedica-se a inspirar e estimular jovens universitários no mundo todo a transformar vidas através do empreendedorismo, com viés social, econômico e ambiental. Na etapa regional, o evento contou com palestras de empresas como a Cargill, LALA e KPMG, além de oficinas com a Açaí Valley e os projetos apresentados pelos alunos passou pela avaliação de jurados parceiros da Enactus Brasil, como o Ver o Fruto e PCT Guamá.

O projeto desenvolvido pelo acadêmico de enfermagem Elber de Souza Billy, 23 anos, e mais 8 integrantes, das Fossas Séticas e Biodigestoras,  foi pensado na realidade da população urbana e ribeirinha ao conviverem próximas de efluentes poluídos, em que o mau cheiro e riscos de contaminação são frequentes. Tendo isso em vista, o time buscou soluções pra promover a diminuição dos riscos e do mau cheiro ao oferecer a possibilidade de tratar o esgoto das residências e proporcionar água limpa e biogás para a população. Elber conta que a maioria dos times que participam da competição são formados principalmente por alunos dos cursos de engenharias, mas a equipe foge a regra. “A divisão da equipe se dá em 4 alunos de enfermagem, 2 de psicologia e 2 de direito. A maioria dos times Enactus das demais universidades são de áreas da engenharia, mas nós somos a zebra. Somos acadêmicos das áreas de saúde e humanas, criando ideias que envolvem o bem estar geral da população e o meio ambiente com as áreas urbanas. E vale dizer que é time liderados por mulheres, tanto pela presidência e vice presidência, quanto pela quantidade”, explica.

E o resultado foi positivo. A proposta apresentada foi selecionada para competir no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), que ocorre em julho, na Expocenter, em São Paulo. O ENEB é um momento de celebração do impacto alcançado pela rede Enactus ao longo de todo ciclo da produção dos Projetos. Universitários, líderes acadêmicos e executivos reúnem-se para interagir e trocar experiências em uma jornada de três dias com rodas de conversa, palestras, exposição científica e competição, que irá selecionar um projeto para a etapa mundial. A ida do projeto coloca em evidência a Amazônia e a sustentabilidade.

Elber participará do evento representando a equipe e agora corre contra o tempo para conseguir arcar com os custos da viagem. O estudante criou uma rifa e está vendendo para custear a passagem área. A rifa possui três premiações e pode ser adquirida diretamente com o estudante ou integrantes da equipe, pelo Whatsapp 91-98489-6672 ou pelo e-mail elberbilly17@gmail.com.

VER MAIS

VER MAIS