Marcos Santos/ Agência Pará
Marcos Santos/ Agência Pará

Pará investe em ações de beneficiamento da produção do abacaxi

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Para fortalecer a produção do abacaxi no Pará e proporcionar maior rentabilidade ao produtor, o Governo do Estado desenvolve ações de beneficiamento da fruta, sobretudo, no município de Floresta do Araguaia, localizado na Região de Integração do Araguaia, que é responsável por 74% do fruto plantado em solo paraense. No ranking nacional, o Pará aparece em primeiro lugar na produção, com quase 20% do cultivo nacional.

Entre as estratégias de fortalecimento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) atua no município com a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (DAP), que identifica os agricultores familiares e possibilita a solicitação de crédito rural junto ao banco conveniado para o investimento na produção. A Emater registra no município a emissão, em média, de 90 DAP por ano.

CONTINUE LENDO...

“A liberação de crédito ajuda no financiamento do plantio, que é muito caro. A mão-de-obra do cultivo, assim como a compra de insumos, adubos, têm um custo muito elevado. Para plantar abacaxi, em média, um hectare custa cerca de 18 mil reais. Se os produtores não tiverem ajuda de um financiamento, fica muito difícil. O nosso papel é fundamental para fortalecer esse trabalho. Anualmente, em média, cerca de 5 milhões de reais são liberados, beneficiando cerca de 70 produtores locais”, explica Richard Castro, técnico no escritório local da Emater em Floresta do Araguaia.

Com informações da Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }