Nelson Jr/TSE
Nelson Jr/TSE

Eleitores podem solicitar voto em trânsito a partir desta segunda-feira; veja como fazer

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Inicia nesta segunda-feira, 18, o prazo para solicitar o voto em trânsito, voltado para quem não conseguiu transferir o domicílio eleitoral ou estará fora dele durante as eleições de 2022. Porém, para isso é necessário sinalizar previamente a intenção para a Justiça Eleitoral. O prazo que inicia hoje vai até o dia 18 de agosto.

O voto em trânsito permite que pessoas que não estejam na cidade onde tiraram seu título de eleitor ainda possam participar do pleito, esta modalidade vale tanto para apenas um dos turnos como para ambos os dias de votação. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 2 de outubro e o segundo, para 30 de outubro.

CONTINUE LENDO...

Para solicitar, é necessário ir em qualquer cartório eleitoral. Não é possível fazer o processo pela internet, sendo totalmente presencial. É necessário também apresentar um documento oficial com foto ao fazer a solicitação e estar com o título regularizado.

Após isto, os eleitores devem indicar onde pretendem votar. Embora seja possível escolher locais diferentes para o primeiro e para o segundo turnos, só é possível realizar o voto em trânsito em capitais estaduais ou municípios com mais de 100 mil eleitores. No entanto, em caso de mudança dos planos do eleitor, é possível desabilitar a modalidade, mas somente até o dia 18 de agosto. Caso a pessoa tenha optado pelo voto em trânsito, mas não viaje mais, ela não poderá mais votar em seu domicílio eleitoral.

Caso o eleitor fizer o pedido para votar em trânsito mas não estiver na cidade prevista no dia da eleição precisará justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, inclusive na sua de origem, ou pelo aplicativo e-Título.

Com informações da CNN Brasil

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }