Foto: Reprodução/Governo de São Paulo
Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

Pessoas com eczema podem evoluir para casos graves de varíola dos macacos, alerta EUA

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estado Unidos, pacientes que apresentam problemas de pele, como o eczema, possuem uma chance maior de desenvolver a forma grave da varíola dos macacos. Além disso, o CDC informou que o alerta também vale para pessoas imunocomprometidas e crianças menores de 8 anos.

Conforme especialistas norte-americanos, pacientes com problemas tem uma probabilidade de ter a barreira de proteção contra patógenos enfraquecida, o que facilita a entrada de bactérias e vírus, como o patógeno que causa a varíola dos macacos. Para estas pessoas que se enquadram neste quesito, o CDC orienta que seja procurado o tratamento médico imediatamente.

CONTINUE LENDO...

De acordo com o médico Peter Lio, dermatologista e professor da Universidade de Northwestern, afirmou durante entrevista ao portal The Healthy que não é necessário pânico entre essas pessoas, após o alerta, porém, é importante que sejam tomados alguns cuidados para que não haja infecção. O principal cuidado que estas pessoas devem ter é evitar contato com indivíduos diagnosticados com a doença.

“As infecções por varíola em pessoas com eczema podem se comportar de maneira semelhante ao eczema herpético ou ao eczema vaccinatum, os quais representam sérios riscos à saúde e requerem tratamento imediato e possivelmente hospitalização”, destacou o médico.

Diferenças eczema e da varíola dos macacos

Por serem parecidas, os indivíduos podem acabar por confundi-las. Sendo assim, o médico alerta que, o eczema é uma inflamação de pele que pode ocasionar diferentes lesões. O tipo mais agudo traz feridas avermelhadas com bolhas de água que causam coceira e, em seguida, as bolhas se transformam em crostas. Mas, não é contagiosa.

Já quando se trata das feridas causadas pela varíola dos macacos, elas formam erupções cutâneas e surgem logo após aparecerem os sintomas de gripe. A aparência delas é de bolhas altas e brancas na pele, sem pus, mas eliminam um outro tipo de secreção. Essas lesões tendem a aparecer em órgãos genitais e depois se espalham pelo corpo.

Vacinação

Pessoas que têm ou já tiveram eczema não devem tomar a vacina contra a monkeypox, assim como grávidas e pessoas com HIV. Pois, o imunizante para a doença contém vírus vaccínia vivo, ou seja, não morto ou enfraquecido, que pode trazer algum risco de saúde para estes grupos.

Com a vacina contra a varíola dos macacos, pacientes com eczema correm o risco de desenvolver eczema vaccinatum, uma forma mais grave da doença.

Com informações do Metrópoles

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }