Marcelo Seabra/Agência Pará
Marcelo Seabra/Agência Pará

Barco hospital vai garantir atendimento médico à população do Baixo Amazonas

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O governo do Pará renovou o convênio que permite o atendimento itinerante a populações ribeirinhas do Pará através do barco hospital Papa Francisco. A embarcação pertence a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e realiza as ações de atendimento médico e odontológico na região do Baixo Amazonas.

O termo de renovação foi assinado pelo governador Helder Barbalho, na última segunda-feira, 16. O termo assinado prevê apoio do governo, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), no valor de aproximadamente R$ 400 mil por mês.

CONTINUE LENDO...

A novidade contida no novo convênio é que, além dos municípios da região do Baixo Amazonas e da Calha Norte, o barco percorrerá também as cidades ribeirinhas da região do Xingu e do Tapajós, abrangendo um total de 17 municípios. A retomada das atividades do barco será anunciada nas próximas semanas.

Durante a vigência do primeiro convênio, assinado em setembro de 2019, foram realizados cerca de 250 mil atendimentos entre consultas clínicas, realização de exames, procedimentos cirúrgicos e odontológicos, além da distribuição de mais de 30 mil medicamentos durante 50 expedições realizadas em   comunidades ribeirinhas de Óbidos, Juruti, Faro, Terra Santa, Oriximiná, Almeirim, Curuá, Alenquer, Prainha, Monte Alegre, Itaituba, Aveiro, Porto de Moz e Santarém.

O hospital flutuante tem uma estrutura com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom e eletrocardiograma.

Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem.  O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e possui 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias.

VER MAIS

VER MAIS