Foto; PC/Ilustração
Foto; PC/Ilustração

Criminalista explica motivo de influenciadores paraenses serem presos em operação contra jogo do Tigrinho

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Portal Roma News conversou com o advogado criminalista Jorge Borba, que explicou o motivo de influenciadores paraenses serem presos em operação contra jogos de azar, conhecidos como “jogo do Tigrinho”. A operação “Truque de Mestre” cumpriu 12 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão, na manhã da última segunda-feira, 18, contra influenciadores investigados por divulgar jogos de azar nas redes sociais.

Por que foram presos?

CONTINUE LENDO...

Segundo o advogado, o caso trata-se de uma contravenção penal, crime de menor potencial ofensivo. Por esse motivo, estão presos temporariamente para a investigação. “É um crime contra o consumidor. Eles estão divulgando um jogo ilícito, não é? Estão usando a influência que tem para isso. Por isso que estão respondendo, porque estão usando a popularidade para o jogo, para contravenção. Por essa razão é que estão presos, mas, só estão presos para a averiguação, eles vão ser liberados rapidamente. Eles foram presos para averiguar, porque estão divulgando jogos”, explicou.

Na última terça-feira, 19, a Justiça do Pará revogou a prisão preventiva de Gleison Pereira, conhecido como Mago das Unhas; Suzana Karla Melo de Araújo, Géssica Meirelles Alves, Jamily de Pinho Ipiranga, Ianne Raquel Andrade Dos Santos e Emilly Almeida da Penha, influenciadores investigados na operação. Na decisão, o juiz entendeu que não havia mais a necessidade da manutenção das prisões. Eles devem cumprir uma série de medidas cautelares para responder em liberdade.

Por quais crimes devem responder?

“Eles não estão respondendo por estelionato, eles não foram presos por isso. O crime é contra o consumidor. Por se tratar de uma contravenção penal, eles estão sendo usados, divulgando, captando recursos de forma ilícita. A gente sabe que se você usar internet para isso é um problema muito sério, tem que se evitar. Essa pena é uma pena de detenção, de 15 dias a 3 meses. Então, quem tá preso num momento para averiguação, automaticamente vai ser réu”, explicou o criminalista.

Contravenção Penal – Vale destacar que o crime de contravenção penal é uma conduta ilícita que viola um bem jurídico tutelado. Ou seja, bens que estão assegurados pelo ordenamento jurídico, como a vida, a liberdade, a honra e outros. Por sua vez, a contravenção penal é a conduta ilícita que viola um bem jurídico tutelado, entretanto, com menor potencial ofensivo.

Operação “Truque de Mestre”

Sete influenciadores paraenses foram presos e outros cinco são apontados como alvos da operação da Polícia Civil do Pará contra o “jogo do tigrinho” contra influenciadores digitais investigados por divulgar o jogo de azar nas redes sociais. Segundo o delegado da PC, Arthur Nobre, dois dos influenciadores são apontados como os “cabeças” do esquema.

Saiba mais sobre o caso : 

Advogado diz que Justiça revogou prisão de influenciadores investigados em operação na Grande Belém

Saiba quais crimes os influenciadores paraenses cometeram

Saiba quem são considerados os “cabeças” do esquema entre os influenciadores paraenses

Veja a lista dos influenciadores investigados na operação contra jogo do Tigrinho na Grande Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }