Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

Estudo paraense sobre mortalidade de crianças com Covid é publicado em revista internacional

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O artigo intitulado “Factors associated to mortality in children with critical COVID-19 and multisystem inflammatory syndrome in a resource-poor setting”, que pode ser traduzido como “Fatores associados à mortalidade em crianças com COVID-19 crítica e síndrome inflamatória multissistêmica em um cenário de poucos recursos”, foi publicado recentemente na revista Scientific Report, da Nature Portifólio, de grande repercussão internacional.

O artigo apresenta os resultados de um estudo prospectivo, realizado entre abril de 2020 e maio de 2023, nas UTIS Pediátricas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e Hospital de Clínicas Gaspar Viana, todos em Belém, que teve a participação de pesquisadores dessas unidades e também do Instituto Evandro Chagas (IEC).

CONTINUE LENDO...

Foram avaliados 266 pacientes internados, desde o ingresso nas unidades até a alta médica ou o óbito. O médico Emmerson Carlos Franco de Farias, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, e supervisor do Programa de Residência Médica da Santa Casa na mesma área, explicou como a pesquisa foi desenvolvida.

“Aqui, na Santa Casa, eu e a médica intensivista Luciana Nascimento coordenamos a pesquisa, que foi um estudo prospectivo de coorte, onde acompanhamos desde o momento que o paciente internava, com um período médio em torno de 28 dias, o tempo que eles saíam da UTI, vivos ou em óbito, obviamente. Esse projeto envolve o Evandro Chagas, a Santa Casa, o HC e o Hospital Mário Pinotti, com coordenadores dentro de cada unidade. No HC foram as doutoras Patrícia Carvalho e Renata Braga; dentro do Pronto Socorro, as doutoras Salma Saraty e Mary Maia, e no Evandro Chagas a doutora Maria Cleonice Justino Aguiar e o doutor Igor Brasil”, informou o pesquisador.

Estudo inédito – Pela quantidade de pacientes pediátricos com Covid-19 considerados críticos, avaliados, os autores do artigo consideraram o estudo inédito e de fundamental importância para o entendimento sobre aspectos da doença no contexto avaliado.

“A importância desses estudos é que, além de a gente contribuir para o melhor entendimento e conhecimento científico da fisiopatogenia das doenças, pode ajudar a identificar alvos terapêuticos, como nós podemos usar alguns tipos de medicações específicas, ou não tão específicas, na tentativa de evitar a evolução para desfechos clínicos desfavoráveis, sobretudo o óbito. Isso é muito importante para a sociedade, porque além do conhecimento científico, pode ajudar novos estudos, tanto em níveis locais, nacionais e internacionais, a identificar estratégias terapêuticas, diagnóstico e de prognóstico”, enfatizou Emmerson de Farias.

O artigo completo está disponível no site da revista e pode ser acessado pelo link https://www.nature.com/articles/s41598-024-55065-x ou buscando pelo título em inglês.

Ensino e Pesquisa – Além de unidade de referência para assistência em saúde, a Santa Casa do Pará se consolidou como hospital de ensino, pesquisa e extensão, sendo cenário permanente para formação e qualificação profissional.

Desde 2012, a FSCMPA conta com o mestrado profissional do Programa Gestão Saúde na Amazônia (PPGGSA), strictu sensu, que já formou 120 mestres, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas científicas na Amazônia.

“Hoje, a Santa Casa recebe desde modalidade de pesquisa de graduação e pós-graduação a estudos multicêntricos e projetos financiados, e colabora com informações na especialidade materno-infantil para o desenvolvimento institucional pelo Ministério da Saúde. Fornece dados relativos a quantitativo de leitos, qualificação de seus servidores com mestrado e doutorado, sua importância no cenário materno-infantil da Amazônia e, especialmente, ao incentivo e seriedade que a instituição tem dado à pesquisa”, afirmou a gerente de pesquisa da instituição, Silvia Nobre.

Em especialização lato sensu, o Hospital mantém a Residência Médica, que forma especialistas nas áreas de Anestesia, Cirurgia Geral e Pediátrica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Hepatologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Pediatria e Radiologia, Diagnóstico por Imagem e Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde da Mulher, que vários qualifica profissionais de saúde, como fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Com informações do Portal Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }