Reprodução: Redes Sociais
Reprodução: Redes Sociais

MP pede multa às prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba por descumprirem acordo ambiental no Aterro Sanitário

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta quinta-feira, 30, o Ministério Público do Pará (MPPA) ajuizou um Pedido de Cumprimento de Título Executivo contra os Municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. O pedido foi feito devido ao descumprimento das obrigações previstas sobre o funcionamento da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos de Marituba (CPTR).

Ainda em julho de 2019 um acordo foi firmado, perante o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, para regulamentar o funcionamento da CPTR. A medida foi adotada após os municípios alegarem a inexistência de alternativas para tratamento de resíduos em substituição ao empreendimento existente, gerenciado pela empresa Guamá Tratamento de Resíduos Ltda.

CONTINUE LENDO...

Dentre as várias obrigações assumidas pelos órgãos municipais, destaca-se a Cláusula 4.5, que estabelece a apresentação de um cronograma de metas que seriam efetivadas com o objetivo de definir uma solução definitiva para o gerenciamento dos resíduos sólidos de cada Município.

O Ministério Público entende que os três municípios colaboraram para o não atendimento da obrigação e contribuíram para que, em 2021, a situação de crise quanto à disposição final dos rejeitos continuasse ocorrendo, colocando irresponsavelmente a população de Marituba e o meio ambiente local em grave situação de risco devido a prorrogação do funcionamento do Aterro Sanitário.

Devido aos fatos, o MPPA requer o aumento da multa, inicialmente prevista em R$10 mil, pois considera o valor insuficiente devido a inércia diante de uma situação tão grave e complexa, estabelecendo o valor de R$100 mil aos municípios por descumprimento de obrigação judicial e os decorrentes danos causados ao meio ambiente.

Com informações: MPPA

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }