Foto: Futuro Brilhante
Foto: Futuro Brilhante

Projeto Futuro Brilhante e SBB realizam ação ‘Proteger é Cuidar’

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Na manhã do último sábado, 28 de outubro, um esforço colaborativo entre o projeto Futuro Brilhante e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) trouxe uma jornada importante na Ilha Grande, no Combú, região ribeirinha de Belém. A ação “Proteger é Cuidar” reuniu 23 crianças entre 6 a 9 anos, pais e voluntários para conscientizar sobre a prevenção e denúncia de violência sexual.

Este projeto, com foco na prevenção de crimes de natureza sexual, tem como destaque a união de estudantes e profissionais de nível superior. Na ação, os alunos do curso de Direito da Estácio Fap participaram e puderam ver de perto a importância de levar informação sobre o tema às comunidades.

CONTINUE LENDO...

A ação foi dividida em dois momentos simultâneos: enquanto alguns voluntários se dedicavam a atividades lúdicas com as crianças, visando conscientizá-las sobre a importância de se protegerem contra a violência sexual e como denunciar, outros, incluindo o idealizador do projeto, Diego Martins, conversavam com os pais e responsáveis, informando sobre os sinais de alerta e procedimentos para proteger os pequenos.

Além de disseminar informações sobre a prevenção da violência sexual, o projeto entregou kits de material escolar às crianças, como forma de enfatizar a importância da educação como uma ferramenta essencial para fornecer informações e provocar mudanças reais na vida das crianças atendidas.

A advogada Alessandra Velasco, voluntária do projeto, destacou a relevância de levar a conscientização para áreas distantes das cidades, como as zonas rurais e ribeirinhas, onde muitas vezes os serviços básicos e informações sobre prevenção são escassos.

Entre os participantes, Joyce Xavier, moradora da comunidade atendida, expressou o impacto positivo do evento em sua percepção de cuidados com os filhos. “Aprendemos com a ação a estar ainda mais atentos aos cuidados com os nossos filhos e não sair confiando nas pessoas e ser mais observadores”, disse.

Alciete Arruda, aluna do último semestre de Direito, ressaltou a importância da experiência na formação pessoal, possibilitando o contato com diferentes camadas sociais e dando voz àqueles que geralmente não têm oportunidade de serem ouvidos.

Os esforços do projeto Futuro Brilhante, que se mantem através de doações, ganham maior destaque em regiões como a Ilha Grande, onde o acesso aos serviços é limitado e a informação chega de forma mais lenta e, por vezes, incompleta. A iniciativa visa preencher essa lacuna, oferecendo informação e suporte necessário. “Foi muito importante o contato com as crianças e a comunidade e esperamos voltar aqui mais vezes”, disse Diego Martins.

Segundo dados do Sistema de Informação de Segurança Pública (Sisp), entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, o Pará registrou 10.086 crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, realçando a urgência e relevância de ações preventivas como a realizada pelo projeto Futuro Brilhante.

Para conhecer mais o projeto siga @futuro.brilhante nas redes sociais.

VER MAIS

VER MAIS