Projeto Pipas - Foto: Divulgação
Projeto Pipas - Foto: Divulgação

Projeto procura conscientizar crianças e jovens sobre riscos de empinar pipa perto da fiação elétrica no Pará

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Durante o mês de junho, o “Projeto Pipas” percorre 55 escolas no Pará visando levar conscientização para crianças e jovens sobre os riscos de empinar pipas perto da fiação elétrica. De forma lúdica e educativa, a ação conta com brincadeiras, apresentação teatral e distribuição de gibis. A iniciativa tem o patrocínio da Equatorial Pará, com realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), via Lei Semear, do governo do Estado do Pará.

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e jovens sobre os perigos de empinar pipas próximas às redes elétricas. A iniciativa busca educar e alertar a comunidade escolar sobre os riscos de acidentes graves que podem ocorrer quando as pipas entram em contato com a fiação elétrica.

CONTINUE LENDO...

Para Eder Carvalho, executivo de Segurança da Equatorial Pará, a educação sobre segurança para crianças é fundamental tanto para evitar acidentes quanto para que elas cresçam como adultos conscientes dos ricos de mexer com a rede elétrica de forma inadequada.

“A criança é agente de informação para toda a família. Trabalhamos com elas de forma lúdica e educativa para que tenham noção do perigo de estarem perto da fiação, por exemplo. Sabemos que nos meses de férias escolares a brincadeira de pipas aumenta e com isso, aumentam, também, as nossas ações de educação para a segurança”, afirma Eder.

Em parceria com a Equatorial Pará, o projeto acontecerá em 10 municípios pelo estado, com crianças da faixa etária de 11 a 14 ano – Foto: Divulgação

Ações

O projeto levará dinâmicas lúdicas para o aprendizado e conscientização dos perigos de empinar pipas próximo a fios de eletricidade, como jogo de perguntas de conhecimentos sobre pipas, roleta numérica, corrida no tapete de cores com equipes que serão formadas. Todo ganhador das dinâmicas terá brindes: quebra-cabeças temático, adesivos, bonés e camisas.

Também serão distribuídos gibis em quadrinhos que conta sobre a “Turma do Geral”, um grupo de meninos e meninas de bairro (Chorão, Carapirá, João Vítor e Noca), que adoram pipas, com muitas dicas importantes sobre segurança nesta brincadeira a compartilhar. Terá também apresentação teatral dos personagens, com uma história inédita.

Cronograma

O projeto segue até o dia 23 de junho e, em Belém e Ananindeua, entre os dias 7 e 22, passará pelo distrito de Icoaraci e nos bairros da Pedreira, Tapanã, Águas Lindas, Coqueiro, Nazaré e Marco. O projeto vai ainda para Castanhal, Marituba, Capanema e Mosqueiro nos dias 12 e 13, Abaetetuba, Outeiro e Santarém nos dias 15 e 16, Moju e Benevides nos dias 19 e 20, encerrando em Marabá nos dias 22 e 23 de junho.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }