Foto: Acervo pessoal do Dede.
Foto: Acervo pessoal do Dede.

Projeto voluntário doa 5 toneladas de peixe hoje na Terra Firme, em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta quinta-feira, 28, dois mil e quinhentos moradores da Terra Firme, em Belém, serão agraciados com a doação de 5 toneladas de peixe pelo projeto “O Peixe Amigo nas Comunidades”. A iniciativa acontece a partir de 14h e as senhas já foram distribuídas.

Tudo começou há mais de vinte anos com a distribuição, para os vizinhos, do que sobrava ao final das vendas do dia, do peixeiro da Terra Firme, Anderson Bezerril, mais conhecido como ‘Dede Pescado’. Com o passar do tempo a ação foi crescendo e se tornou algo bem maior. “Eu sou peixeiro do Mercado da Terra Firme, comecei a dar de 10kg, quando terminava de vender, ia dando para os vizinhos. Com o decorrer do tempo graças a Deus, Deus foi abençoando e eu eu fui aumentando. Comecei com 100kg, duzentos, trezentos, graças a Deus hoje vou poder doar 5 mil quilos de peixe no bairro. É uma brincadeira de amigo que hoje se tornou um projeto”, explica o peixeiro.

CONTINUE LENDO...

“Tô sempre fazendo esse projeto, de dois em dois meses, mas agora na páscoa o foco é maior. Deus foi abençoando e hoje eu já tenho caminhão, já tenho barco de pesca, então acredito o seguinte, se Deus te recompensa com as coisas, então você tem o dever de cada vez mais ir aumentando. E você poder ajudar as pessoas, isso me faz sentir bem. Hoje estou podendo abençoar outras pessoas com 5 mil quilos de peixes”, compartilha Dede.

A ação já distribuiu 2.500 senhas para os moradores do bairro e hoje a partir das 14h, na Passagem do Arame, eles poderão se dirigir para o local para retirar a doação. O peixe que será distribuído é a pescada-gó. Anderson que possui um box de pescado na Terra Firme conta com a ajuda dos amigos Edilson, Junior, Gerson e Guto na ação.

Peixe na Semana Santa

O peixe é o alimento tradicionalmente escolhido por muitos cristãos para alimentação durante a Semana Santa. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ligada à Igreja Católica, comer peixe é uma forma de praticar o jejum e a abstinência. O pescado acaba se tornando uma alternativa permitida durante o jejum, por ser um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha.

Além da questão do jejum, o peixe também tem um significado especial no cristianismo, pois é associado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como na multiplicação de pães e peixes.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }