Em Belém, Sesma realiza bloqueio de área após primeiro registro de morte por dengue em 2024

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizaram o bloqueio da área onde faleceu uma vítima de dengue grave em Belém. Trata-se de uma mulher de 21 anos, residente no bairro Reduto. Ela começou a manifestar sintomas da doença em 26 de fevereiro e faleceu em 6 de março em um hospital particular.

O caso estava sob investigação epidemiológica realizada pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen/PA) e foi confirmado no fim de semana. Não há outra morte causada pela dengue em investigação em Belém.

CONTINUE LENDO...

A Sesma reforça que, em casos de morte suspeita por dengue, são analisados exames laboratoriais, relatórios clínicos, aspectos epidemiológicos e o atestado de óbito da vítima, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Se necessário, as equipes da Secretaria realizam entrevistas com familiares e outras pessoas do círculo social dos pacientes para obter mais informações. As equipes seguem monitorando o aparecimento de outros possíveis casos suspeitos da doença na área.

Até o momento, Belém notificou 1.174 casos de dengue, com 503 confirmados, 297 descartados e 363 em análise. Os bairros com maior registro de casos são Guamá (74), Cremação (40) e Pedreira (32).

A Sesma orienta que, em casos de síndrome febril acompanhada de pelo menos dois outros sintomas da doença, como dor de cabeça, muscular, ocular, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele, a população deve procurar atendimento médico em uma unidade de saúde para avaliação inicial e classificação de risco.

A Sesma também reforça a importância de prevenir a dengue, evitando água parada, tampando bem caixas d’água e cisternas, verificando sempre para que não haja acúmulo de água nos baldes e quintais, acondicionando corretamente o lixo em sacos plásticos, e estando atento às coletas de lixo domiciliar. Além disso, é essencial receber para visita em residência o Agente de Combate a Endemias (ACE), identificado com crachá da Secretaria Municipal de Saúde.

Para denunciar casos suspeitos de doenças e locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, assim como solicitar a visita de um ACE, a Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, disponibiliza o Disque Endemias (3251-4218).

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }