Podence, o Carnaval mais genuíno de Portugal

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram


Pequeno vilarejo com pouco mais de 300 habitantes atrai portugueses e turistas para tradicional celebração

Para quem acha que Portugal não tem Carnaval é porque não conhece Podence, cidade que pertence ao concelho de Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança, no Norte do país. É lá que a população e muitos visitantes curtem o fim do inverno, com bastante barulho provocado pelo Entrudo Chocalheiro, festejo de Carnaval conhecido como o mais genuíno de Portugal e classificado como Patrimônio Histórico Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

CONTINUE LENDO...

O Entrudo de Podence tem grande programação que começou no dia 18 e termina nesta terça-feira (21), com muitas atividades na cidade, incluindo pinturas artísticas em paredes, visitas à Casa do Careto (museu que narra toda a história dos rituais) e rondas pelas dezenas de tabernas – escolhi a Taberna dos Bombeiros, que comemoravam 100 anos de funções humanitárias na região e tinham no cardápio delícias como linguiça e alheira, e o rancho, espécie de feijoada com grão de bico, massa, feijão e toucinho, simplesmente de-li-ci-o-so. Além, claro, do vinho, produzido pelos próprios bombeiros.

Rancho: iguaria típica transmontana, com linguiça e chouriço, grão de bico e macarrão


Um dos destaques do Entrudo é  o desfile dos Caretos de Podence, figuras tradicionais que simbolizam os rituais pagãos da região de Trás-os-Montes, em que homens chacoalham ferros presos à cintura para impressionar mulheres em sinal de fertilidade. Ou seja, os Caretos saem sacudindo quem encontram pela frente – eu mesma levei uma chacoalhada forte e, acreditem, não vi graça. Mas, como diz o ditado: quem está na chuva é para se molhar, e como queria uma foto com o com os anfitriões, arrisquei. Afinal, tudo vale a pena no Carnaval.

E é exatamente o chacoalhar a, digamos, “alma” da festa dos Caretos de Podence, pois eles percorrem as ruas da aldeia convidando todos a participar das festividades, que termina na terça-feira de Carnaval, com a queima do careto gigante na praça do vilarejo. Para quem quer conhecer um pouco mais da cultura portuguesa, assim como os portugueses adoram o nosso Carnaval, superindico curtir a folia de Podence, que tem as festividades realizadas pela Associação Grupo Caretos de Podence.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }