Porto recebe maior evento de vinhos de Portugal

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Maiores produtores do país receberam o público no Palácio da Bolsa

Realizado há duas décadas em Portugal, o “Essência do Vinho” é conhecido como “a principal experiência sobre vinhos” do país. Com edições na Ilha da Madeira, em Lisboa e no Porto, onde acontece até este domingo, o evento reúne enólogos, produtores, curiosos e apaixonados por vinho, que, desde a última quinta-feira (22) disputam um espaço no suntuoso Palácio da Bolsa, edifício construído em 1843 em padrões neoclássicos com detalhes internos em ouro e Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O evento destaca-se por permitir que o público siga interação direta e profunda com o universo dos vinhos, através de provas comentadas de grandes produtores, além, claro, de fazer com que todo o público deguste, sem limites,  de todos os rótulos apresentados: tintos, brancos, verdes, rosés, espumantes, Porto.

CONTINUE LENDO...

Minhas escolhas 

Apaixonada e curiosa pelo mundo dos vinhos – até mesmo uma metida a conhecedora, diria eu -, encarei cerca de 15 provas e, claro, arrisco minhas escolhas e indicações para degustação futura.

Começo pelo Callabriga, um vinho elegante de sabor vibrante, alegre, da minha vinícola preferia: a Casa Ferreirinha. Também destaco o primeiro vinho biológico produzido pela Fundação Eugénio Almeida para a Adega Cartuxa, o EA, de sabor firme e equilibrado (por mim, ficava ali com o EA o evento todo 😅).


Entre os brancos, o Bacalhôa Greco di Tufo 2022 ganhou meu coração pelas notas florais e cítricas, que, geladinho, desce lindo e refrescante. Já o Pacheca Rosé Touriga Nacional Reserva 2022, apesar de fresco pela mistura de frutos vermelhos, deixa a gente mais “animada” (🫣).

E de surpresa, temos o blendy tinto de touriga nacional e cabernet sauvignon de 2020 do Quinta de Sobreiró de Cima, um charmoso e intenso trasmontano em que destaca-se frutos vermelhos maduros, especiarias, notas de tabaco e violeta, de sabor firme e equilibrado. Ou seja, daqueles poderosos que a gente encara a noite toda e ao final… vou deixar com vocês 🤫

O Essência do Vinho 2024 termina neste domingo, às 19h, é aberto ao público, com os ingressos disponíveis na bilheteria do Palácio da Bolsa. Agora, estou ansiosa pelo anúncio dos TOP 10 2024, que elege os melhores vinhos da temporada. 

Fotos exclusivas: proibida reprodução

VER MAIS

VER MAIS