Documentário retrata trabalho dos brigadistas que combatem incêndios na Amazônia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Crise climática, desmatamento e fogo criminoso são alguns dos fatores responsáveis pelos incêndios na Amazônia. Uma vez iniciado, o fogo se torna difícil de conter, especialmente em áreas previamente queimadas. É nesse contexto que entra o trabalho dos brigadistas, homens e mulheres que atuam na linha de frente do combate às chamas. O documentário de curta-metragem “Heróis do fogo: a luta dos brigadistas na Amazônia” aborda exatamente essa atuação. A pré-estreia está marcada para sexta-feira, 26, durante a roda de conversa “Emergência Ambiental – Efeitos do El Niño na Resex Tapajós-Arapiuns e Flona do Tapajós”, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), campus Tapajós, a partir das 8h. O evento será aberto ao público.

Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atualmente há 29 Agentes Temporários Ambientais (ATAs) em atuação e 16 brigadistas na prevenção e combate a incêndios, totalizando 45 pessoas. “Tivemos uma redução no programa quando comparado ao ano passado, mas estamos nos articulando para formar uma brigada com a Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (Coomflona). Além disso, embora os ATAs sejam de outras áreas temáticas, temos oferecido cursos de brigadista para aqueles que têm interesse, de forma a reforçar a equipe de combate, se necessário”, afirma Paolla Bianca Coelho, técnica ambiental do ICMBio e Coordenadora de Manejo Integrado do Fogo na Flona do Tapajós.

CONTINUE LENDO...

Erika Berenguer, pesquisadora das Universidades de Oxford e Lancaster e membro da Rede Amazônia Sustentável (RAS), explica que a demanda pelo filme partiu dos próprios brigadistas. Durante o segundo semestre de 2023, ela acompanhou os brigadistas e realizou medições de incêndios florestais, momento em que eles compartilharam com ela e com o pesquisador britânico Jos Barlow a falta de material específico sobre fogo na Amazônia, já que os vídeos disponíveis eram voltados para os biomas do Cerrado e Pantanal. “Produzir este filme é atender à demanda daqueles que combatem o fogo na Amazônia, levando em consideração as características únicas da floresta, diferentes de outros biomas”.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }