xr:d:DAFzkwBToJU:290,j:8059616200806043809,t:24041219
xr:d:DAFzkwBToJU:290,j:8059616200806043809,t:24041219

Série documental Favela.doc grava episódio em Belém com Maderito

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A série documental Favela.doc, que desde março está rodando o Brasil para as filmagens da sua primeira temporada, desembarca em Belém nesta quarta-feira (17). Trazendo Maderito como personagem principal de um dos oito episódios, o projeto mergulha na história do artista para abordar o tecnobrega, ritmo paraense que tem ganhado cada vez mais destaque nas paradas de sucesso. Dirigida pela cineasta Viviane Ferreira, a produção segue em Belém até o dia 21.

No Pará, o carimbó sempre teve espaço de destaque, até por ser uma das principais contribuições do estado para a música brasileira. Nos últimos anos, no entanto, não se pode falar sobre a cena musical paraense sem citar o tecnobrega. E entre os maiores responsáveis pela difusão desse ritmo no país, e até fora dele, está Marcos Maderito, ou simplesmente Maderito.

CONTINUE LENDO...

“O público vai ver o tecnobrega raiz, sem maquiagem, a origem de onde começou esse movimento, lá no bairro da Cremação, até a atualidade. A história envolve a nossa musicalidade e eu pretendo mostrar as coisas que realmente acontecem nesse movimento: as festas de aparelhagem, o vendedor de churrasquinho de gato, os fã-clubes. A gente vai mostrar muita coisa boa que o grande público não sabe sobre o nosso tecnobrega e, principalmente, do eletromelody”, adianta Maderito.

Conhecido por seu trabalho com a lendária Gang do Eletro, que celebra uma década de carreira, preparando tour pelo Brasil, a trajetória do cantor, produtor e compositor Maderito é a base para o episódio do Favela.doc. Dentre seus trabalhos mais recentes, um dos destaques é a parceria com a artista Pabllo Vittar para o álbum “Batidão Tropical Vol. 2”. Lançado no último dia 9, o disco de 14 faixas traz uma regravação de Maderito com a cantora maranhense do sucesso de 2009 “Não desligue o telefone”, da banda Djavú.

“Estou muito satisfeito que o nosso tecnobrega vem ganhando cada vez mais reconhecimento e sinto que estou em um momento maravilhoso da carreira. Desde 2000, quando comecei, até agora, sempre tive lutas, mas também sempre tive vitórias e estou muito feliz em ver minhas músicas tocando nacional e mundialmente, e ganhando destaque”, reflete o icônico artista.

Além do Pará, as gravações também têm episódios na Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal. Com o objetivo de fazer uma radiografia da música periférica brasileira, o Favela.doc adentra as comunidades de seis estados brasileiros, se aprofundando nas raízes do funk, trap, samba, grime/drill, R&B, pagode baiano, bregafunk e do próprio tecnobrega, por meio de personagens centrais de cada estilo e região.

A série é uma coprodução do Distrito Federal e Bahia, numa parceria entre a agência Um Nome, reconhecida pela criação do festival Favela Sounds, e a Odun Filmes, responsável por produções renomadas como “Um dia com Jerusa” e “Mato Adentro”. Viviane Ferreira, cineasta baiana cujo último lançamento nos cinemas foi “Ó Paí Ó 2”, em novembro de 2023, assina a direção e roteiro da obra.

Após passar por Belém, a produção segue para São Paulo, seu último destino, rumo à Baixada Santista, onde grava com o DJ Mu540 (Muzão).
Antes do Pará, a equipe fez uma parada em Recife, onde gravou com a cantora de bregafunk Rayssa Dias. A capital carioca também esteve no roteiro de gravações, com as artistas Deize Tigrona na Cidade de Deus e N.I.N.A. em Manguinhos, Taquara e Praia Vermelha. No final de março, o Nordeste de Amaralina, em Salvador, foi cenário para as filmagens com o coletivo TrapFunk&Alivio. E em 2023, o Favela Sounds, em Brasília, foi palco para dois episódios especiais, apresentando o samba através dos Filhos de Dona Maria e o R&B com o duo Margaridas.

SERVIÇO – SÉRIE FAVELA.DOC REALIZA GRAVAÇÕES EM BELÉM
Quando: 17 a 21 de abril
Onde: Belém
Personagem: Maderito
Direção: Viviane Ferreira
Assistência de Direção e Codireção: Viviane Ferreira e Melina Bomfim
Produção Executiva e Argumentos: Agência Um Nome, Guilherme Tavares e Amanda Bittar – Agência Um Nome e Favela Sounds
Direção de Produção: Carol Lacombe
Direção de Fotografia: Flávio Rebouças
Som: Marise Urbano
Direção de Arte: Amanda Lima
Assistente de Câmera e Segunda Câmera: Paula Ortiz
Loggers: Ada Regina e Aleph Pereira

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }