Após a morte do cachorro da raça golden retriever, chamado Joca, a companhia aérea Gol anunciou nesta terça-feira, 23, a suspensão do transporte aéreo de pets no porão dos aviões da empresa a partir desta quarta-feira, 24. A informação foi confirmada pela empresa por meio de um comunicado.
A companhia informou para clientes que compraram serviço de transporte pela GOLLOG para animais, podem pedir a restituição do valor total ou postergar a viagem. Ainda segundo a companhia, os clientes podem transportar seus pets na cabine do avião.
O que aconteceu?
Joca, morreu após um equívoco no destino, ocorrido nesta segunda-feira, 22. O animal, que deveria ser levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), acabou sendo embarcado em um avião com destino a Fortaleza (CE). O cão foi posteriormente retornado para Guarulhos, onde seu tutor o encontrou já sem vida.
A família do animal alega que o golden retriever, chamado Joca, não recebeu os cuidados adequados da empresa durante o transporte. A Gol, por sua vez, afirma que acompanhou o animal em todo o trajeto e que o óbito ocorreu de forma inesperada após o retorno a São Paulo.
Leia abaixo a íntegra do comunicado da empresa:
“A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.
A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.
Suspensão e restrição de serviços
Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.
Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.
Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.
As equipes de aeroportos da GOL estarão à disposição para dúvidas ou através da central de atendimento pelo 0800 704 0465″.
Com informações do G1.